Saúde

Anvisa aprova nova vacina contra gripe para adultos e crianças

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da Fluprevli, uma nova vacina contra a gripe destinada à imunização de adultos e crianças a partir dos seis meses de idade. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a agência, o imunizante é uma vacina influenza trivalente fragmentada e inativada, desenvolvida para proteger contra cepas dos vírus influenza A e B presentes na formulação.

De acordo com os estudos clínicos apresentados à Anvisa, a vacina demonstrou elevados índices de soroproteção e soroconversão, indicadores que medem a capacidade do organismo de produzir anticorpos após a imunização.

Eficácia chegou a 73% em adultos

Os estudos apontaram eficácia de até 73% na prevenção da influenza em adultos e de até 65% em crianças.

A Anvisa explicou que a soroproteção representa a presença de níveis adequados de anticorpos no sangue, geralmente obtidos após vacinação ou infecção prévia. Já a soroconversão ocorre quando o organismo passa a produzir anticorpos detectáveis em resposta ao contato com o vírus ou à aplicação da vacina.

Influenza

A influenza é uma infecção viral respiratória que provoca surtos sazonais todos os anos e pode levar a casos graves, hospitalizações e mortes.

Conforme a Anvisa, os grupos mais vulneráveis às complicações da doença incluem crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.

A aprovação do novo imunizante foi oficializada por meio da Resolução nº 2.743/2026, publicada no Diário Oficial da União.

(Com informações Anvisa)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Paciente de Cruzeiro do Oeste que recebeu polilaminina mostra evolução e confia na reabilitação total

Em abril, prestes a receber o medicamento, Fabiane não conseguia sequer permanecer sentada sem auxílio.…

8 horas ago

Expresso Nossa Senhora de Fátima capacita motoristas em parceria com o Sest Senat

O Expresso Nossa Senhora de Fátima iniciou uma formação para motoristas em parceria com o…

9 horas ago

PCPR prende homem investigado por abuso contra a própria filha de 3 anos no Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem investigado por abuso contra a própria…

9 horas ago

Nova usina vai processar resíduos e gerar energia em Umuarama; investimento é de R$ 30 milhões

O prefeito Fernando Scanavaca recebeu o governador Ratinho Junior para o lançamento da pedra fundamental…

9 horas ago

Médico investigado por ataque a tiros no Hospital Cemil pode ir a júri em Umuarama

A Justiça de Umuarama realizou nesta quinta-feira (27) a audiência de instrução e julgamento do…

10 horas ago

Briga entre vizinhos termina com denúncia de ameaça em Umuarama

Uma mulher de 29 anos procurou a Polícia Militar após relatar ameaças feitas por um…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais