Assessoria PMU

Empregos

Umuarama aparece entre as 10 cidades do Paraná que mais intermediaram mão de obra

Assessoria PMU
Umuarama aparece entre as 10 cidades do Paraná que mais intermediaram mão de obra
Redação
OBemdito
3 de dezembro de 2021 11h03

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) divulgou nesta quinta-feira (2), o ranking com o desempenho das Agências do Trabalhador de todo o Paraná, referente a novembro. Umuarama mais uma vez ficou entre as 10 cidades com melhores resultados na intermediação de mão de obra.

“Contribuímos para a contratação de 240 trabalhadores, além de outros serviços realizados pela agência”, disse o gerente Reginaldo Barros.

Conforme o ranking, Umuarama ocupa a oitava colocação entre as 216 agências do Estado (em números absolutos). A lista é aberta por Curitiba (com 564 contratações) e na sequência aparecem Cornélio Procópio (391), Francisco Beltrão (387), Cascavel (376), Campina Grande do Sul (282), Toledo (259), Marechal Cândido Rondon (258) e Umuarama (240). Completam os dez primeiros postos São José dos Pinhais (228) e Rolândia (216).

Entre as demais cidades polo do Noroeste, Cianorte aparece na 14ª colocação, com 186 trabalhadores contratados, Campo Mourão foi o 43º colocado (57) e Paranavaí ficou na 71ª posição (36). Para o prefeito em exercício, Hermes Pimentel, o desempenho é resultado do bom momento da economia local e também das iniciativas da Agência do Trabalhador, que tem realizado várias ações para facilitar o contato entre trabalhadores e empregadores.

“Além de suspender a necessidade de agendamento, o que já agiliza o processo, a agência tem feito ações itinerantes ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social, nos centros de referência para atendimento à população, orientado os trabalhadores sobre a elaboração do currículo e permitido vários cursos de qualificação profissional por meio de parcerias”, lembrou o prefeito.

O gerente Reginaldo Barros informa, por exemplo, que para esta sexta-feira, 3, a agência conta com 330 vagas abertas no sistema público de emprego, para trabalhadores que se enquadrarem às necessidades das empresas. “Apenas a Levo Alimentos está com 35 vagas para homens, de 20 a 45 anos, para trabalharem como auxiliares de produção e na fábrica de ração. Os interessados devem comparecer na Agência do Trabalhador para as entrevistas até a próxima terça-feira, 7”, solicitou.

REGIÃO

No acumulado de janeiro a novembro, já foram contratados 2.561 trabalhadores com a intermediação da agência – um número 83% acima da meta estabelecida para todo o ano de 2021 pela Sejuf, de 1.398 contratações.

Com uma população economicamente ativa de 55.922 habitantes, Umuarama foi responsável por 41,3% de todas as contratações realizadas na região (11 municípios), que totalizaram 6.199 trabalhadores empregados. Em segundo lugar na região aparece Alto Piquiri (933), Altônia (591), Iporã (501) e Cruzeiro do Oeste (484).

O ano tem sido muito bom para a geração de empregos, reflexo direto da recuperação da economia depois de praticamente dois anos de pandemia. “Essas são apenas as contratações realizadas com a intermediação da agência. Podemos acrescentar algumas centenas de trabalhadores contratadas diretamente pelas empresas, ao longo do ano, sem falar em programas sociais como o Adolescente Aprendiz, estudantes com estágios remunerados e pessoas que trabalham na informalidade”, completou o gerente.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.