Alex Nascimento Publisher do OBemdito

Terça-feira amanhece gelada em Umuarama e máxima não passa de 19°C

Uma nova massa de ar frio mantém as temperaturas baixas em Umuarama nesta semana - Foto: Danilo Martins/OBemdito
Terça-feira amanhece gelada em Umuarama e máxima não passa de 19°C
Alex Nascimento - OBemdito
Publicado em 7 de julho de 2026 às 08h44 - Modificado em 7 de julho de 2026 às 08h44

A manhã desta terça-feira (7) começou gelada em Umuarama. Os termômetros marcaram 10°C nas primeiras horas do dia, refletindo o avanço de uma nova massa de ar frio sobre o Paraná. Ao mesmo tempo, o sistema frontal que atuava no Estado segue em direção ao oceano, mas ainda influencia as condições do tempo.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o dia será de muitas nuvens, porém sem previsão de chuva no município. A temperatura mínima prevista é de 10°C, enquanto a máxima não deve passar dos 19°C. O maior aquecimento está previsto para o início da tarde.

Apesar da nebulosidade, o tempo permanece estável em Umuarama. Assim, o frio continua predominando ao longo do dia, principalmente durante a manhã e no período da noite. As condições favorecem uma terça-feira de temperaturas abaixo da média.

Na quarta-feira (8), o cenário muda parcialmente. O céu deve permanecer claro durante todo o dia, sem formação significativa de nuvens. Além disso, a temperatura mínima cai para 8°C nas primeiras horas da manhã, enquanto a máxima sobe para 22°C durante a tarde.

Já na quinta-feira (9), o frio perde intensidade de forma gradual. Conforme a previsão do Simepar, o céu continua limpo e sem expectativa de chuva. A mínima prevista é de 11°C, enquanto a máxima alcança 24°C, proporcionando uma tarde mais agradável.

Massa de ar frio

Em todo o Paraná, o sistema frontal também influencia o tempo nesta terça-feira. Entre a madrugada e a manhã, as regiões dos Campos Gerais e o leste do Estado ainda registram muitas nuvens, além de chuvas fracas e chuviscos ocasionais.

Entretanto, a partir da tarde, a tendência é de melhora nessas áreas, com o retorno do sol. Nas demais regiões paranaenses, o sol aparece entre nuvens desde as primeiras horas do dia, mantendo o tempo estável.

Ao mesmo tempo, uma nova massa de ar frio e seco avança pelo Sul do Brasil. Esse sistema favorece uma queda acentuada das temperaturas em todas as regiões paranaenses. O amanhecer desta terça-feira foi especialmente gelado no oeste, sudoeste, centro-sul e sul do Estado.

Durante o decorrer do dia, o ar frio avança para as demais regiões do Paraná. Como consequência, o frio se intensifica e mantém as temperaturas baixas em praticamente todo o Estado, especialmente durante as primeiras horas da manhã e no período da noite.

Fonte: Simepar

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.