Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Lula lidera corrida presidencial, mas vantagem sobre Flávio Bolsonaro diminui

Nova pesquisa BTG/Nexus aponta Lula na liderança da corrida presidencial, mas mostra redução da vantagem sobre Flávio Bolsonaro em eventual segundo turno (Fotos Agência Brasil)
Lula lidera corrida presidencial, mas vantagem sobre Flávio Bolsonaro diminui
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 29 de junho de 2026 às 10h40 - Modificado em 29 de junho de 2026 às 10h40

A disputa pela Presidência da República segue polarizada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), segundo levantamento BTG/Nexus divulgado nesta segunda-feira (29). Embora Lula permaneça na liderança nas simulações de primeiro e segundo turno, a distância para o adversário diminuiu em relação à pesquisa anterior.

Na projeção de segundo turno, o petista aparece com 47% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 44%. No levantamento anterior, realizado em meados de junho, Lula somava 49% e o senador tinha 43%, reduzindo a diferença de seis para três pontos percentuais.

No cenário de primeiro turno, Lula mantém 42% da preferência do eleitorado, repetindo o desempenho da rodada anterior. Flávio Bolsonaro aparece em seguida, com 34%, um ponto acima do registrado anteriormente.

Atrás dos dois primeiros colocados estão Ronaldo Caiado (PSD), com 5%; Renan Santos (Missão), com 4%; e Romeu Zema (Novo), com 3%. Joaquim Barbosa (DC), Augusto Cury (Avante), Aécio Neves (PSDB) e Cabo Daciolo (Mobiliza) alcançam 1% cada. Os votos em branco, nulos ou para nenhum candidato representam 5%, enquanto 3% dos entrevistados disseram não saber em quem votariam.

Em outra simulação para o primeiro turno, Lula permanece com 42%, enquanto Flávio Bolsonaro sobe para 35%. Caiado e Renan Santos mantêm 5%, Zema aparece com 3% e Joaquim Barbosa registra 2%.

O instituto também testou outros possíveis confrontos de segundo turno. Lula venceria Ronaldo Caiado por 47% a 39%, Romeu Zema por 48% a 38% e Renan Santos por 48% a 36%.

O levantamento foi realizado por telefone entre os dias 26 e 27 de junho, ouvindo 2.009 eleitores em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-08521/2026.

As entrevistas ocorreram após dois episódios de repercussão nacional: a operação da Polícia Federal envolvendo o então líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), e a divulgação de um vídeo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com críticas a Flávio Bolsonaro.

Na análise regional, a principal mudança foi registrada na Região Sul, onde Flávio Bolsonaro avançou de 51% para 63% das intenções de voto no cenário de segundo turno. Já no Nordeste e entre os eleitores evangélicos e católicos, as variações permaneceram dentro da margem de erro prevista pelo levantamento.

(Com informações da Folha Press)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.