Lula lidera corrida presidencial, mas vantagem sobre Flávio Bolsonaro diminui
A disputa pela Presidência da República segue polarizada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), segundo levantamento BTG/Nexus divulgado nesta segunda-feira (29). Embora Lula permaneça na liderança nas simulações de primeiro e segundo turno, a distância para o adversário diminuiu em relação à pesquisa anterior.
Na projeção de segundo turno, o petista aparece com 47% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 44%. No levantamento anterior, realizado em meados de junho, Lula somava 49% e o senador tinha 43%, reduzindo a diferença de seis para três pontos percentuais.
No cenário de primeiro turno, Lula mantém 42% da preferência do eleitorado, repetindo o desempenho da rodada anterior. Flávio Bolsonaro aparece em seguida, com 34%, um ponto acima do registrado anteriormente.
Atrás dos dois primeiros colocados estão Ronaldo Caiado (PSD), com 5%; Renan Santos (Missão), com 4%; e Romeu Zema (Novo), com 3%. Joaquim Barbosa (DC), Augusto Cury (Avante), Aécio Neves (PSDB) e Cabo Daciolo (Mobiliza) alcançam 1% cada. Os votos em branco, nulos ou para nenhum candidato representam 5%, enquanto 3% dos entrevistados disseram não saber em quem votariam.
Em outra simulação para o primeiro turno, Lula permanece com 42%, enquanto Flávio Bolsonaro sobe para 35%. Caiado e Renan Santos mantêm 5%, Zema aparece com 3% e Joaquim Barbosa registra 2%.
O instituto também testou outros possíveis confrontos de segundo turno. Lula venceria Ronaldo Caiado por 47% a 39%, Romeu Zema por 48% a 38% e Renan Santos por 48% a 36%.
O levantamento foi realizado por telefone entre os dias 26 e 27 de junho, ouvindo 2.009 eleitores em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-08521/2026.
As entrevistas ocorreram após dois episódios de repercussão nacional: a operação da Polícia Federal envolvendo o então líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), e a divulgação de um vídeo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com críticas a Flávio Bolsonaro.
Na análise regional, a principal mudança foi registrada na Região Sul, onde Flávio Bolsonaro avançou de 51% para 63% das intenções de voto no cenário de segundo turno. Já no Nordeste e entre os eleitores evangélicos e católicos, as variações permaneceram dentro da margem de erro prevista pelo levantamento.
(Com informações da Folha Press)





