Foto: Divulgação Polícia Ambiental

Umuarama

Operação de vistoria em criadores de pássaros em Umuarama gera R$ 38 mil em multas

Foto: Divulgação Polícia Ambiental
Operação de vistoria em criadores de pássaros em Umuarama gera R$ 38 mil em multas
Marta Paula
OBemdito
1 de dezembro de 2021 20h32

A Polícia Ambiental desencadeou nesta quarta-feira (1), uma operação de fiscalização a criadores de passeriformes na região noroeste do Estado. As equipes fiscalizaram várias residências de criadores amadores no município de Umuarama, sendo que em 8 delas havia irregularidades

. Foram lavrados 9 Autos de Infração Ambiental, por estarem desatualizados os plantéis de pássaros no SISPASS, sistema de cadastro do criador gerenciado pelo órgão Ambiental, e ainda por ter sido encontrados pássaros em situação irregular (sem anilha e com anilha possivelmente adulterada), tudo conforme Decreto Federal 6.514/2008.

De um total de 109 aves vistoriadas foram apreendidas 6, entre elas: sabiá laranjeira, trinca ferro, pássaro preto, canário terra, as quais são muito apreciadas pelos criadores pela beleza do canto. Algumas aves que estavam domesticadas e anilhadas foram deixadas com os criadores como fiel depositário. As demais foram avaliadas por médico veterinário e realizada a soltura em seu habitat natural.

A operação teve o apoio da Polícia Científica que colheu informações para verificar a adulteração em uma anilha. Além das autuações administrativas, os infratores responderão criminalmente conforme artigo 29 da Lei Federal de Crimes Ambientais. Os Autos de Infrações Ambientais geraram 38.000,00 reais em multas.

(Informações Polícia Ambiental)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.