Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Agência do Trabalhador começa a atender usuários sem agendamento

Desta a manhã desta quarta-feira, (1), a Agência do Trabalhador de Umuarama não agenda mais data nem horário para atender […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Agência do Trabalhador começa a atender usuários sem agendamento
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de dezembro de 2021 às 07h10 - Modificado em 5 de dezembro de 2021 às 13h20
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Desta a manhã desta quarta-feira, (1), a Agência do Trabalhador de Umuarama não agenda mais data nem horário para atender aos usuários que buscam oportunidade no mercado de trabalho. A medida, adotada durante a pandemia para reduzir aglomerações e permitir o distanciamento social, a fim de prevenir o contágio do coronavírus, deixou de ser obrigatória com a melhoria do quadro na saúde pública e foi abolida para agilizar o atendimento aos desempregados.

Agora, o agendamento é necessário apenas para questões relacionadas ao Seguro-Desemprego. Com 353 vagas disponíveis nesta quarta-feira, a medida deve reduzir a burocracia e agilizar o acesso do trabalhador às oportunidades. O gerente Reginaldo Barros informou que a agência tem encontrado problemas para atender à demanda dos empregadores, ao mesmo tempo em que o agendamento criava dificuldades reclamadas pelos usuários.

“Alguns dizem não ter internet de qualidade, outros não conseguem navegar no site onde é registrado o agendamento (da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho) e há quem alegue ainda falta de equipamento adequado para o procedimento”, explicou. “Por isso, para facilitar o procedimento e também devido à redução das restrições impostas pela pandemia, suspendemos o agendamento”, completou o gerente.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Adriano, reforçou que o município tem contado com uma grande oferta de vagas, cujo preenchimento esbarra na falta de candidatos. “Temos muitas vagas e precisamos facilitar o acesso do trabalhador. Além disso, temos ofertado muitos cursos de qualificação para melhorar a mão de obra”, acrescentou.

SEGURO

Outro atendimento, a entrada no pedido de Seguro-Desemprego, continuará no sistema atual. “O trabalhador tem até 120 dias para pedir o seguro-desemprego, após o desligamento da empresa. Como é um processo mais demorado, será necessário manter o agendamento”, orientou Reginaldo Barros, reforçando que é necessário o uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos com álcool gel, disponibilizado aos usuários. “Quem não tiver internet ou tiver dificuldade para agendar também pode procurar a agência ou se orientar pelo telefone (44) 3621-1100”, finalizou.

 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.