Whatsapp Image 2025 02 14 At 17.17.45 Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Sanepar firma contrato para fornecer 54 milhões de litros de água no Noroeste

Firmamento de contrato para fornecimento de água bruta à Avenorte.
Foto: Sanepar
OBemdito
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 24 de junho de 2026 às 15h18 - Modificado em 24 de junho de 2026 às 16h05

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) firmou um contrato especial com a indústria avícola Avenorte, de Cianorte, para o fornecimento de 54 milhões de litros de água bruta por mês. O acordo tem duração de 60 meses e prevê o uso da água captada diretamente do Rio Ligeiro em processos industriais da empresa.

O contrato foi assinado pelo diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, e pelo diretor administrativo e financeiro da Avenorte, Rodrigo Guimarães.

Segundo a companhia, o modelo prioriza a utilização da água tratada para o abastecimento da população, destinando a água sem tratamento para atividades industriais que não exigem padrão de potabilidade.

Água tratada fica reservada para consumo humano

De acordo com a Sanepar, a iniciativa busca reduzir o consumo de água tratada por grandes empreendimentos, preservando a oferta destinada ao abastecimento público.

“Essas empresas deixam de usar água tratada da Companhia, destinada ao consumo humano, doméstico, e passam a usar a água bruta in natura em seus processos, permitindo mitigar os impactos do uso industrial de água potável”, afirmou Wilson Bley.

Pelo contrato, a Sanepar será responsável pelo fornecimento da água e pela instalação do hidrômetro no ponto de entrega. Já a Avenorte ficará encarregada das adequações técnicas, obras e investimentos necessários para utilizar a água em suas instalações.

Empresa está em expansão

Segundo Rodrigo Guimarães, a avícola opera atualmente com cerca de 95% de sua capacidade produtiva e passa por um processo de expansão.

“A água é fundamental para a garantia do fornecimento de operação da empresa”, destacou.

Ainda conforme o diretor, a proximidade da estrutura de captação permitirá ampliar as atividades da empresa sem comprometer o abastecimento de água tratada à população.

Atualmente, a Avenorte realiza o processamento de aproximadamente 220 mil aves por dia. Desse total, cerca de 80% da produção é destinada ao mercado interno, enquanto o restante segue para exportação.

Modelo já é utilizado em outra indústria

A Sanepar informou que já possui contrato semelhante com o abatedouro de aves Dip Frango S.A., localizado em Capanema, no Sudoeste do Paraná. A empresa processa cerca de 140 mil aves diariamente e também utiliza água bruta fornecida pela companhia.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.