Cotidiano

Confirmada prisão preventiva de policial militar durante operação da PF em Umuarama

A Polícia Militar do Paraná confirmou que um policial militar foi preso preventivamente durante a Operação Aliança, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (23), em Umuarama. A informação foi divulgada por meio de nota oficial da corporação.

Segundo a PMPR, a ação contou com apoio da Corregedoria-Geral da instituição e teve como objetivo apurar a possível participação de agentes em uma associação criminosa.

Além da prisão preventiva, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Umuarama, no noroeste do Estado.

VEJA TAMBÉM: Confirmada prisão preventiva de policial militar durante operação da PF em Umuarama

De acordo com a corporação, o policial preso permanece custodiado e foi afastado de suas atividades.

A PM ressaltou que não compactua com condutas contrárias à legislação e reafirmou compromisso com a legalidade, a ética, a moralidade e a transparência.

Ação da Polícia Federal contou com apoio da Corregedoria da PMPR e resultou na prisão preventiva de um policial militar em Umuarama

A Operação Aliança resultou no cumprimento de 14 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Guaíra.

As investigações apontam a atuação de uma organização criminosa suspeita de envolvimento com contrabando, descaminho e lavagem de capitais.

Conforme a Polícia Federal, o grupo promovia a entrada irregular de mercadorias pela fronteira brasileira e contaria com uma estrutura voltada ao transporte e distribuição das cargas ilícitas.

Os investigadores apuram ainda a possível participação de agentes públicos no esquema. Segundo a PF, a organização utilizaria uma rede de freteiros e motoristas para movimentar os produtos introduzidos ilegalmente no país.

Operação Aliança apura a atuação de uma organização criminosa investigada por contrabando, descaminho e lavagem de capitais

As diligências foram realizadas em municípios do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em Umuarama, equipes da Polícia Federal e da Receita Federal cumpriram mandados em um estabelecimento localizado na Avenida Paraná, na região central da cidade.

Outro flagrante relacionado à operação ocorreu na capital paulista.

A atual fase da investigação é um desdobramento da Operação Aliança realizada anteriormente neste ano.

Na ocasião, cinco policiais militares foram presos por suspeita de envolvimento em um esquema de contrabando que atuava na região noroeste do Paraná.

LEIA TAMBÉM: Operação Desbaste prende três pessoas e apreende drogas em Umuarama e Perobal

Além da coleta de provas, a nova etapa busca identificar e recuperar patrimônio supostamente obtido por meio das atividades investigadas, incluindo medidas de bloqueio e sequestro de bens dos alvos da operação.

Até o momento, a Polícia Federal não divulgou detalhes sobre os flagrantes registrados durante a ação nem a identidade dos investigados.

(Com informações da Polícia Federal e Militar do Paraná e imagens de Danilo Martins/OBemdito)

Rudson de Souza

Recent Posts

Vídeo mostra policial civil salvando bebê que se engasgou durante amamentação no Paraná

Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…

6 minutos ago

Bombeiros expõem viaturas e equipamentos na Praça Miguel Rossafa no 114ª aniversário da corporação

Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…

21 minutos ago

Francisca Nakazono, de Umuarama, recebe 67 votos e fica entre os menos votados no Paraná

Francisca Nakazono (PSD) recebeu 67 votos na disputa por uma vaga de deputada estadual pelo…

40 minutos ago

Nem o próprio voto? Eleições têm candidatos com zero e apenas um voto

Levantamento nos resultados do TSE encontrou sete candidatos sem nenhum voto computado e outros dois…

1 hora ago

Cinco vereadores de Curitiba deixam Câmara após vitória como deputados nas urnas

Cinco vereadores foram eleitos deputados neste domingo (4) e deixarão o Legislativo da capital; três…

2 horas ago

Veja os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná; Umuarama fica com dois suplentes

Alep terá renovação de 42,59% a partir de 2027; nenhum candidato de Umuarama conquistou cadeira,…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais