Política

Pesquisa mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro em eventual segundo turno

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em uma eventual disputa de segundo turno nas eleições presidenciais de 2026.

Segundo o levantamento, Lula aparece com 44% das intenções de voto, contra 38% de Flávio Bolsonaro. Outros 14% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 4% se declararam indecisos.

Na pesquisa anterior, realizada em maio, os dois estavam tecnicamente empatados dentro da margem de erro, com 42% para Lula e 41% para Flávio. Em abril, o senador havia aparecido numericamente à frente pela primeira vez, com 42% contra 40% do atual presidente.

O estudo também simulou outros cenários de segundo turno. Contra o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, Lula teria 45% das intenções de voto, enquanto o adversário registraria 35%. Já em uma eventual disputa contra Ronaldo Caiado, o presidente também alcançaria 45%, mantendo dez pontos de vantagem sobre o concorrente.

Outro cenário testado foi contra Renan Santos. Nesse caso, Lula aparece com 45%, enquanto o adversário soma 31%. Brancos, nulos e indecisos representam 24% dos entrevistados.

Cenário de primeiro turno

A Quaest também apresentou uma projeção para o primeiro turno. De acordo com o levantamento, Lula lidera com 39% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 29%.

Na sequência aparecem Ronaldo Caiado e Renan Santos, ambos com 3%, seguidos por Aécio Neves e Romeu Zema, com 2% cada. Outros nomes citados registraram até 1%.

Entre os entrevistados, 10% disseram estar indecisos e 9% afirmaram que pretendem votar em branco, anular ou não comparecer às urnas.

Fatores apontados pela Quaest

O cientista político Felipe Nunes atribuiu a melhora do desempenho de Lula a fatores como os efeitos da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, os resultados do programa Desenrola e o aumento da circulação de notícias avaliadas positivamente sobre o governo.

Em relação a Flávio Bolsonaro, Nunes afirmou que o cenário teria sido influenciado pela repercussão envolvendo conversas com o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, além de avaliações negativas relacionadas ao caso e à recente agenda internacional ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Metodologia

A pesquisa foi encomendada pelo Banco Genial e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 8 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07661/2026.

(Com informações do site Metrópoles)

Rudson de Souza

Jornalista formado pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e historiador pela Universidade Paranaense (Unipar), construiu sua trajetória entre o jornalismo impresso e o digital, com atuação em diferentes editorias e dedicação à reportagem, à investigação jornalística, à apuração rigorosa e ao relacionamento com fontes. Também possui especializações em Toolkit de IA para News, pela Google News Initiative, e em Storytelling e Técnicas de Apresentação: Conceitos Gerais de Comunicação, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Recent Posts

Sustentada por doações, Colorindo o Futuro acolhe mais de 60 crianças no San Martin

No período em que não estão na escola, elas são recebidas com atividades educativas, culturais…

4 horas ago

Marmitas caseiras: veja como planejar as refeições da semana e organizar a alimentação

Preparar marmitas para a semana é uma forma de organizar a alimentação, reduzir decisões de…

4 horas ago

Mulher dispara tiros contra parede após discussão familiar no Parque Dom Bosco, em Umuarama

Uma discussão entre familiares terminou com disparos de arma de fogo na tarde de sábado…

4 horas ago

Grupos têm até segunda-feira para garantir inscrição na Corrida Sanepar em Umuarama

Grupos de corrida e assessorias esportivas têm até segunda-feira (2) para fazer a inscrição coletiva…

5 horas ago

Reforma chega ao fim e Igreja São José Operário será reaberta com procissão e missa solene

Depois de quase um ano e meio de obras, a comunidade da Paróquia São José…

5 horas ago

Simone Tebet entra na lista de cotados para vaga no Supremo Tribunal Federal, segundo coluna

A ex-ministra do Planejamento Simone Tebet (PSB-SP) passou a ser citada entre os nomes que…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais