Feira aberta com troca de recicláveis por alimentos marca programação dos 71 anos de Umuarama
A programação comemorativa dos 71 anos de Umuarama continua nesta terça-feira (9) com uma edição especial do programa Lixo que Vale. A ação será realizada a partir das 13h30 no espaço da Feira do Produtor, nos fundos do Estádio Lúcio Pipino, e permitirá a troca de materiais recicláveis por uma cesta com frutas, legumes e hortaliças.
Para participar, os interessados deverão entregar 6 quilos de materiais recicláveis limpos e separados. A iniciativa integra a agenda de eventos preparada pela Prefeitura para celebrar o aniversário do município ao longo de todo o mês de junho.
Segundo a administração municipal, serão aceitos jornais, revistas, cadernos, folhas, caixas de papelão, embalagens de papel e papelão, caixas longa vida, garrafas PET, embalagens plásticas, sacolas, tampas, potes, baldes, bacias, latas de alumínio e embalagens diversas, desde que estejam limpas.
Programa atende mais de 900 pessoas
Coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Agricultura e de Serviços Públicos, o programa Lixo que Vale conta atualmente com cerca de 250 famílias cadastradas e beneficia mais de 900 moradores.
Desde janeiro deste ano, aproximadamente 48 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas pela iniciativa.
“É um programa de grande alcance e importância, que aprimoramos no ano passado e que estamos ampliando, na medida do possível. Ele contempla o meio ambiente, a agricultura e a saúde da população, distribuindo alimentos de qualidade”, afirmou o prefeito Fernando Scanavaca.
Programação segue durante a semana
A Feira Especial do Lixo que Vale é uma das atrações da programação preparada para o aniversário da Capital da Amizade.
Também nesta terça-feira será realizada uma palestra da campanha do Procon Municipal contra crimes virtuais, no Clube do Vovô.
Na quinta-feira (11), acontece o evento e-Lixo, voltado à coleta de equipamentos eletrônicos para descarte correto. A ação será realizada no espaço da Feira do Produtor, das 8h às 16h.
Já no sábado (13), o Estádio Lúcio Pipino receberá um campeonato de futebol da categoria sub-13. No domingo (14), será realizada a 24ª Caminhada Ecológica.
Eventos começaram na semana passada
As comemorações dos 71 anos de Umuarama tiveram início na última semana com a exposição “Marcos Vaz, do papel à identidade: A força do Umuaraminha”, no Centro Cultural Vera Schubert.
No fim de semana também foram realizados o 19º Encontro de Corais de Umuarama e a Mostra de Esquetes Umuarama em Cena 2026.
A programação festiva seguirá ao longo de junho com atividades culturais, esportivas, ambientais e de lazer, incluindo o show nacional da dupla sertaneja Marcos & Belutti.
Veja a programação completa do 71º aniversário de Umuarama – Clique AQUI
(Assessoria PMU)





