Foto: PMU
A agricultura orgânica segue em expansão em Umuarama e vem fortalecendo a produção sustentável no município. Atualmente, a cidade conta com 12 produtores orgânicos certificados, distribuídos em quatro propriedades rurais, além do Colégio Agrícola Estadual de Umuarama (CAEU), que também desenvolve ações na área.
Em toda a região, são 16 produtores certificados. Além disso, outros 13 agricultores estão com documentação em análise junto à certificadora, demonstrando o crescimento do interesse pela produção orgânica, principalmente de verduras, legumes e algumas frutas.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Antonio Favaro, outros quatro produtores já recebem acompanhamento do núcleo do Paraná Mais Orgânico (PMO) e devem iniciar em breve o processo de conversão da produção convencional para o sistema orgânico.
“Temos quatro novos produtores acompanhados pelo núcleo do Paraná Mais Orgânico, que deverão encaminhar a documentação à certificadora para iniciar o período de conversão ao sistema orgânico. O processo leva em média cerca de um ano”, explicou.
O núcleo do Paraná Mais Orgânico funciona no campus de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Umuarama.
A iniciativa reúne parceria entre a Prefeitura, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), responsável pela certificação.
O agrônomo Ednilson Simone, do IDR-PR, explicou que a mudança para o sistema orgânico exige adaptações no manejo da produção e acompanhamento técnico contínuo.
“A produção orgânica não aceita defensivos agrícolas ou adubação química, o que reduz o risco de intoxicação ao produtor. Além disso, há um grande potencial de mercado para os orgânicos, tanto na merenda escolar quanto junto a consumidores mais exigentes e preocupados com a saúde”, afirmou.
A equipe do PMO conta com profissionais da UEM, técnicos agrícolas, agrônomos do IDR-PR e representantes da Secretaria Municipal da Agricultura.
O avanço da agricultura orgânica também tem ampliado as oportunidades de renda para os produtores rurais da região.
De acordo com a Prefeitura, a Cooperativa dos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu) compra diversos produtos orgânicos produzidos no município, entre eles alface, cenoura, tomate, beterraba, açafrão, couve-flor e brócolis.
O valor pago pode variar entre 15% e 35% acima do praticado na agricultura convencional.
Para o professor João Paulo Francisco, da UEM, a procura dos consumidores por alimentos mais saudáveis vem aumentando nos últimos anos.
“O consumidor também já vem aumentando a procura por produtos mais saudáveis no mercado”, destacou.
O prefeito Fernando Scanavaca afirmou que a iniciativa ajuda a fortalecer a renda dos agricultores e incentiva a permanência das famílias no campo.
(OBemdito e PMU)
Uma adolescente de 13 anos morreu na tarde de quarta-feira (8) após ser atropelada por…
Uma operação conjunta do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e do Ministério Público do…
A Polícia Civil do Paraná cumpriu, na manhã desta quinta-feira (9), um mandado de prisão…
O condutor de um caminhão que estava trafegando pela Rua Ministro Oliveira Salazar enroscou na…
A Polícia Civil identificou os dois suspeitos de envolvimento no homicídio de um homem em…
PCPR recuperou em Umuarama um carro Chevrolet Cruze furtado em Curitiba. Veículo estava parcialmente desmontado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais