Umuarama

Inmet divulga alerta de possibilidade de chuvas intensas na região de Umuarama

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou neste sábado (23) um aviso indicando a possibilidade de chuvas intensas na região de Umuarama. O alerta amarelo do Inmet entrou em vigência às 10h e segue até às 23h59 deste sábado.

O aviso abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul.

Com perigo potencial, o alerta informa que podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As instruções são: em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Tempo em Umuarama

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informa que a temperatura em Umuarama, por volta das 17h, era de 21,3ºC, com sensação térmica de 21ºC. O instituto de meteorologia paranaense não tem previsão de chuva para a Capital de Amizade neste sábado – apenas céu encoberto por nuvens.

Para o domingo, o Simepar informa que Umuarama terá novamente céu com nuvens e temperatura variando entre 16ºC e 23ºC.

Previsão para o Paraná

De acordo com o meteorologista Leonardo Zucuni Furlan, do Simepar, a tarde deste sábado é marcada pela presença de muitas nuvens em toda metade sul do estado. Essa condição mantém as temperaturas baixas com sensação de frio, desde o Oeste até o Litoral.

O escoamento de umidade é um dos fatores determinantes para a manutenção da nebulosidade nessa região, especialmente as nuvens baixas. General Carneiro registrou até agora máxima de 10,3 °C, enquanto Curitiba e São Miguel do Iguaçu anotaram, respectivamente, 16 °C e 17,6 °C.

Leia também: Paraná tem concursos públicos abertos com salários superiores a R$ 20 mil.

No domingo (24), o Simepar prevê a formação de uma área de baixa pressão próxima à costa do Paraná e de São Paulo, que manterá as condições de tempo instáveis. Chuvas são previstas para todas as regiões do estado, podendo atingir intensidade moderada e vir acompanhadas de trovoadas.

Entre o Norte, os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, temporais isolados podem se desenvolver a partir da tarde. As temperaturas mínimas devem ficar em torno de 10°C na faixa sul, enquanto as máximas poderão superar os 20°C na faixa norte. Devido à densa cobertura de nuvens, a amplitude térmica deverá ser baixa ao longo do dia.

(OBemdito com Inmet e Simepar)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Família é encontrada morta em apartamento no Paraná; veja o que se sabe

Três integrantes de uma família foram encontrados mortos dentro de um apartamento no bairro Água…

14 minutos ago

Dia de Cooperar Sicoob Arenito garante revitalização do projeto Amor é Ação

Cooperados, colaboradores e voluntários uniram-se para melhorar a estrutura da instituição beneficente

29 minutos ago

Paraná registra nova queda nos índices de criminalidade entre janeiro e julho

O Paraná registrou nova redução nos principais indicadores de criminalidade entre janeiro e julho de…

50 minutos ago

Motorista morre no hospital após colisão seguida por capotamento na PR-239

Homem de 38 anos conduzia uma Renault Scenic que bateu lateralmente em um Fusca e…

1 hora ago

Projeto distribui mudas livres de vírus para ampliar produção de batata-doce em Umuarama

A Secretaria Municipal de Agricultura de Umuarama iniciou um projeto para ampliar e fortalecer a…

2 horas ago

PR-323 tem trechos de Pare e Siga em Umuarama nesta quarta-feira

Obras da EPR Paraná afetam diferentes pontos da rodovia nesta quarta-feira (26); serviços também ocorrem…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais