Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Domingo segue com chuva intensa e alerta para volumes elevados no Noroeste; vídeo

Domingo segue com chuva intensa e alerta para volumes elevados no Noroeste; vídeo
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 17 de maio de 2026 às 09h25 - Modificado em 17 de maio de 2026 às 11h43

O domingo (17) começou com tempo instável em praticamente todo o Paraná, cenário semelhante ao registrado ao longo de sábado (16), quando fortes chuvas atingiram diversas regiões do estado. Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tendência é de continuidade da chuva, principalmente nas regiões Norte e Noroeste.

De acordo com o especialista, algumas cidades do Noroeste registraram mais de 100 milímetros de precipitação nas últimas 24 horas, além de episódios de granizo. Na região Norte, os acumulados também foram expressivos, superando os 50 milímetros em municípios próximos a Londrina.

“O tempo segue bastante instável neste domingo, especialmente na faixa norte do Paraná, onde a chuva continua mais intensa e com volumes ainda elevados”, explicou Samuel Braun.

Em Umuarama, a previsão indica mais chuva ao longo do dia, com temperaturas entre 17°C e 21°C. O Simepar prevê acumulado de aproximadamente 44 milímetros neste domingo. No sábado (16), o município já havia registrado 5,8 milímetros de precipitação, conforme levantamento do órgão.

Outras cidades do Noroeste também tiveram altos índices de chuva nas últimas horas. Loanda liderou os acumulados com 45,6 milímetros, enquanto Cianorte registrou 19,4 mm e Maringá chegou a 21,2 mm.

Apesar da instabilidade persistente neste domingo, a previsão aponta mudança gradual no tempo a partir de segunda-feira (18). Segundo o Simepar, as áreas de chuva devem avançar em direção ao Sudeste do Brasil, permitindo melhora nas condições no Paraná ao longo do dia.

Ainda assim, o início da semana será marcado pela queda nas temperaturas. Conforme Samuel Braun, o destaque será o avanço do ar frio durante a noite de segunda-feira, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, onde os termômetros podem ficar abaixo dos 10°C.

A terça-feira (19) deve amanhecer com frio intenso em várias cidades do estado, e o Simepar não descarta ocorrência de geada entre o Sudoeste e o Centro-Sul do Paraná.

Neste domingo, Umuarama amanheceu com temperatura mínima de 19,1°C, segundo dados do Simepar e do Inmet.

(Com informações do Simepar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.