Umuarama

Após quase 3 anos de espera, obra da Casa de Custódia de Umuarama deve sair do papel

Quase três anos após a assinatura do contrato para a construção da Casa de Custódia de Umuarama, os primeiros sinais concretos de movimentação começaram a aparecer. A unidade prisional ficará em um terreno nas proximidades do Jardim São Cristóvão.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) confirmou a OBemdito nesta quinta-feira (14) que a emissão da Licença de Instalação da obra. O documento permite o início efetivo dos trabalhos no local. Segundo o órgão, as equipes já executam serviços de limpeza e terraplenagem da área.

A reportagem de OBemdito esteve no local e constatou a movimentação de máquinas e o início da preparação do terreno. Até então, o espaço permanecia sem intervenções estruturais, apesar do anúncio do empreendimento ter ocorrido anos atrás.

Terreno da futura Casa de Custódia de Umuarama começou a receber serviços de limpeza após liberação da licença de instalação – Fotos e vídeo: Danilo Martins/OBemdito

Em fevereiro de 2025, quando o projeto ainda aguardava liberações ambientais e alvarás, o cenário no local era outro. O local estava tomado por pastagem e era utilizado para criação de gado. Enquanto isso, moradores acompanhavam apenas visitas técnicas esporádicas de representantes da Polícia Penal e profissionais ligados ao projeto.

Na época, a própria Sesp informou que a obra dependia da Licença de Instalação emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT) e do alvará da Prefeitura de Umuarama para avançar. Com a regularização dessas etapas, a expectativa agora é de que a instalação do canteiro de obras aconteça em breve.

Área localizada nas proximidades do Jardim São Cristóvão permaneceu sem intervenções por quase três anos após assinatura do contrato da obra

Casa de Custódia terá capacidade para 752 apenados

Orçada em aproximadamente R$ 43 milhões, a Casa de Custódia terá capacidade para 752 detentos e será a sétima unidade do modelo no Paraná. Atualmente, estruturas semelhantes funcionam em cidades como Curitiba, Londrina, Maringá, Arapongas, Piraquara e São José dos Pinhais.

O projeto prevê a instalação do complexo em uma região que hoje concentra chácaras e propriedades residenciais, ao longo da Estrada Canelinha, área considerada de pouco fluxo urbano até então.

O Ministério Público acompanha a obra da Casa de Custódia de Umuarama por envolver recursos do Fundo Penitenciário Estadual

Ministério Público acompanha execução

O Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp), do Ministério Público do Paraná, acompanha a construção da unidade prisional.

O órgão informou anteriormente que fiscaliza o projeto por meio de procedimento administrativo específico, já que a obra envolve recursos federais repassados ao Fundo Penitenciário Estadual (Fupen).

Serviços iniciais no terreno indicam avanço do projeto após período de espera marcado por entraves ambientais e burocráticos

Apesar da demora para o início efetivo dos trabalhos, a Sesp já havia informado que não existia risco de cancelamento contratual. Um termo aditivo chegou a ser firmado para ampliar os prazos de execução da obra, inicialmente previstos para 2026 e posteriormente prorrogados para 2027.

A Casa de Custódia funcionará como unidade destinada a presos provisórios, que são pessoas que ainda aguardam julgamento ou o início definitivo do cumprimento da pena enquanto recorrem de decisões judiciais.

(Com imagens de Danilo Martins/OBemdito)

Rudson de Souza

Recent Posts

Terça-feira amanhece gelada em Umuarama e máxima não passa de 19°C

A manhã desta terça-feira (7) começou gelada em Umuarama. Os termômetros marcaram 10°C nas primeiras…

4 minutos ago

Morre a empresária Pura Mangialardo, referência no comércio de Umuarama

A empresária Pura Mangialardo morreu aos 89 anos, em Umuarama. Conhecida por sua trajetória no…

11 minutos ago

Moto é furtada em frente a conveniência no Parque San Remo

Uma Honda CG 160 Titan foi furtada em frente a uma conveniência no Parque San…

22 minutos ago

Homem em surto ateia fogo no próprio carro no distrito de Santa Eliza

Homem de 46 anos incendiou o próprio carro durante um surto no distrito de Santa…

40 minutos ago

Homem é esfaqueado após discussão com cunhado em Umuarama

Homem de 36 anos foi esfaqueado após uma discussão com o cunhado no Conjunto Sonho…

1 hora ago

Suspeito de tráfico de drogas e foragido são presos no Jardim União, em Umuarama

Suspeito de tráfico de drogas e homem com mandado de prisão são detidos pela PM…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais