Política

Conselho da Alep abre caminho para possível cassação de Renato Freitas

O deputado estadual Renato Freitas deu mais um passo rumo a uma possível perda de mandato após o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná aprovar, nesta segunda-feira (11), o parecer favorável à cassação do parlamentar.

A decisão foi tomada por cinco votos a um. Os integrantes do colegiado entenderam que houve quebra de decoro parlamentar em razão de um confronto envolvendo Freitas e um manobrista, ocorrido em novembro do ano passado, na região central de Curitiba.

O episódio, registrado por câmeras e compartilhado nas redes sociais, mostra uma discussão entre os dois homens evoluindo para agressões físicas em via pública.

Durante a confusão, houve troca de empurrões, socos e chutes até a intervenção de pessoas que estavam próximas ao local.

Após o episódio, Renato Freitas sofreu uma fratura no nariz e precisou receber atendimento médico. O outro envolvido também teve ferimentos no rosto.

A defesa do parlamentar poderá recorrer da decisão no prazo de cinco dias. Depois disso, o processo será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para votação em plenário.

Para que a cassação seja confirmada, ao menos 28 deputados estaduais precisarão votar favoravelmente à perda do mandato.

Durante entrevista concedida após a sessão, Freitas afirmou que reagiu depois de uma suposta ameaça envolvendo o veículo conduzido pelo manobrista. Segundo ele, a situação ocorreu enquanto estava acompanhado da filha.

O deputado também criticou o andamento do processo disciplinar e afirmou ser alvo de perseguição política dentro da Assembleia.

O único voto contrário ao parecer foi dado pelo deputado Dr. Antenor, que defendeu sanções menos severas.

Na mesma reunião, o Conselho de Ética ainda aprovou punições adicionais contra Freitas em outros dois processos disciplinares. As medidas preveem suspensão temporária de prerrogativas parlamentares por 30 dias.

Um dos casos envolve a participação do deputado em um protesto realizado dentro de um supermercado. O outro trata de um desentendimento com o deputado Márcio Pacheco e um assessor da Assembleia após uma sessão da CCJ.

As novas penalidades também dependem de votação em plenário para entrarem em vigor.

Rudson de Souza

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

5 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

6 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

6 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

6 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

7 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais