Política

Conselho da Alep abre caminho para possível cassação de Renato Freitas

O deputado estadual Renato Freitas deu mais um passo rumo a uma possível perda de mandato após o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná aprovar, nesta segunda-feira (11), o parecer favorável à cassação do parlamentar.

A decisão foi tomada por cinco votos a um. Os integrantes do colegiado entenderam que houve quebra de decoro parlamentar em razão de um confronto envolvendo Freitas e um manobrista, ocorrido em novembro do ano passado, na região central de Curitiba.

O episódio, registrado por câmeras e compartilhado nas redes sociais, mostra uma discussão entre os dois homens evoluindo para agressões físicas em via pública.

Durante a confusão, houve troca de empurrões, socos e chutes até a intervenção de pessoas que estavam próximas ao local.

Após o episódio, Renato Freitas sofreu uma fratura no nariz e precisou receber atendimento médico. O outro envolvido também teve ferimentos no rosto.

A defesa do parlamentar poderá recorrer da decisão no prazo de cinco dias. Depois disso, o processo será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para votação em plenário.

Para que a cassação seja confirmada, ao menos 28 deputados estaduais precisarão votar favoravelmente à perda do mandato.

Durante entrevista concedida após a sessão, Freitas afirmou que reagiu depois de uma suposta ameaça envolvendo o veículo conduzido pelo manobrista. Segundo ele, a situação ocorreu enquanto estava acompanhado da filha.

O deputado também criticou o andamento do processo disciplinar e afirmou ser alvo de perseguição política dentro da Assembleia.

O único voto contrário ao parecer foi dado pelo deputado Dr. Antenor, que defendeu sanções menos severas.

Na mesma reunião, o Conselho de Ética ainda aprovou punições adicionais contra Freitas em outros dois processos disciplinares. As medidas preveem suspensão temporária de prerrogativas parlamentares por 30 dias.

Um dos casos envolve a participação do deputado em um protesto realizado dentro de um supermercado. O outro trata de um desentendimento com o deputado Márcio Pacheco e um assessor da Assembleia após uma sessão da CCJ.

As novas penalidades também dependem de votação em plenário para entrarem em vigor.

Rudson de Souza

Recent Posts

Ratinho Junior parabeniza Moro e promete transição responsável no Paraná

O governador licenciado Ratinho Junior (PSD) parabenizou Sergio Moro (PL) pela vitória no primeiro turno…

18 minutos ago

Nível do Rio Piquiri sobe e balsa entre Terra Roxa e Francisco Alves é paralisada

A travessia por balsa do Rio Piquiri está paralisada devido ao aumento do nível da…

37 minutos ago

Abstenção chega a 33,4 milhões no 1º turno das eleições e bate recorde

A abstenção no primeiro turno das Eleições 2026 chegou a 33,4 milhões de eleitores no…

56 minutos ago

Palio que capotou em Umuarama é flagrado na contramão e em alta velocidade; veja o vídeo

Um Fiat Palio Weekend que capotou na manhã desta segunda-feira (5), em Umuarama, foi flagrado…

1 hora ago

PR-323 terá Pare e Siga e serviços em Umuarama e região nesta segunda-feira

Trabalhos da EPR Paraná atingem trechos de Tapejara, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Perobal, Cafezal do…

2 horas ago

Jovem sem CNH capota carro em Umuarama e é preso por embriaguez ao volante

Um jovem de 19 anos foi preso por embriaguez ao volante após capotar um Fiat…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais