Umuarama

Umuarama terá maior obra de drenagem dos últimos anos para acabar com alagamentos

A Prefeitura de Umuarama anunciou o início da maior obra de reestruturação da rede pluvial dos últimos anos no município. O projeto, realizado em parceria com o Governo do Paraná, terá investimento de R$ 16,5 milhões e pretende solucionar os frequentes problemas de alagamento registrados na região central da cidade.

Segundo a administração municipal, o canteiro de obras será instalado nos próximos dias pela empresa vencedora da licitação. A intervenção deve durar cerca de sete meses.

O crescimento acelerado da cidade e a impermeabilização do solo aumentaram significativamente o volume de água superficial durante temporais, sobrecarregando a antiga rede de drenagem.

O prefeito Fernando Scanavaca afirmou que a obra foi planejada para resolver definitivamente o problema histórico.

“O crescimento trouxe o desafio do escoamento das águas e a tubulação antiga não comporta mais. Esta obra grandiosa foi dimensionada para colocar um ponto final nos alagamentos do centro”, declarou.

Scanavaca também pediu compreensão da população para os transtornos temporários causados pelas intervenções.

“Peço a paciência e a compreensão da população. O incômodo é passageiro, mas o benefício e a segurança para Umuarama serão permanentes”, acrescentou.

O secretário municipal de Obras, Renato Caobianco, explicou que serão implantados 1.460 metros de extensão de rede e 2.539 metros de tubulações de alta tecnologia.

“Instalaremos tubos de PEAD com diâmetro de até 3 metros para garantir a vazão adequada das águas”, afirmou.

As obras começam pelo canal do Bosque do Índio. A tubulação inicial terá três metros de diâmetro e seguirá em direção às avenidas Castelo Branco, Flórida e rua Bahia.

Depois, a galeria avançará pela rua Doutor Camargo, avenida Rio de Janeiro e rua Governador Ney Braga, cruzando importantes vias como as avenidas Paraná e Brasil.

LEIA TAMBÉM: Temporal despeja 34 mm em horas e expõe falhas na drenagem em Umuarama

Na região do Centro Comercial Piemont, a estrutura será dividida em duas linhas de 1,5 metro de diâmetro pela rua Doutor Rui Ferraz de Carvalho, passando pela avenida Apucarana, Bosque Uirapuru e entorno do Estádio Lúcio Pipino até chegar à avenida São Pedro.

Por conta das escavações profundas, que podem atingir até seis metros, haverá interdições em ruas e avenidas centrais ao longo da execução.

Após a conclusão das galerias, a prefeitura informou que fará a recomposição completa do pavimento asfáltico e da sinalização viária em todos os trechos afetados.

Segundo a administração municipal, este é o segundo projeto desse tipo no Paraná e um dos maiores em execução no Brasil utilizando essa tecnologia.

(Com informações da Prefeitura de Umuarama)

Rudson de Souza

Recent Posts

Justiça suspende norma que permite a dentistas realizar harmonização facial

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…

10 horas ago

Imbituva se abraça diante da dor após acidente na BR-373 que matou 22 moradores

Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, amanheceu diferente após o acidente na BR-373 que matou…

10 horas ago

Homem é preso pela PCPR após regressão para regime fechado em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quinta-feira…

11 horas ago

Homem com mandado de prisão por furto qualificado é preso dentro de fórum em Iporã

A Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos na tarde desta quinta-feira (20), dentro…

11 horas ago

Homem é preso após agredir ex e descumprir medida protetiva em Francisco Alves

A Polícia Militar prendeu em flagrante um homem de 37 anos por violência doméstica e…

11 horas ago

Ingressos do Inovação & Negócios seguem à venda pelo 1º lote em Umuarama

Empresários e profissionais de Umuarama e região terão, em setembro, uma nova oportunidade para discutir…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais