Alex Nascimento Publisher do OBemdito

Odethe Alves de Oliveira, última sócia fundadora viva da Unipar, morre em Umuarama

Professora aposentada, Dona Odethe ajudou a construir a história da universidade desde 1972 e se tornou matriarca da família Oliveira após a morte do marido - Foto: arquivo da família
Odethe Alves de Oliveira, última sócia fundadora viva da Unipar, morre em Umuarama
Alex Nascimento - OBemdito
Publicado em 7 de maio de 2026 às 10h30 - Modificado em 7 de maio de 2026 às 10h50

Morreu nesta quinta-feira (7), em Umuarama, a professora aposentada Odethe Alves de Oliveira. Ela era a última sócia fundadora viva da Unipar e faleceu de causas naturais.

Dona Odethe completaria 98 anos em agosto. Ela era esposa do empresário José de Oliveira, sócio fundador da universidade, que morreu em 2017. O casal participou da criação da instituição ao lado de Dona Neiva e do empresário Cândido Garcia.

A trajetória de Odethe Alves de Oliveira esteve ligada à história da educação superior em Umuarama e região. Desde a fundação da Unipar, em 1972, ela acompanhou o crescimento da universidade e participou da consolidação da instituição no Noroeste do Paraná.

Apesar da participação mais discreta nos negócios, Dona Odethe sempre esteve presente nas decisões da família. José de Oliveira assumia a linha de frente da administração da universidade e dos empreendimentos familiares.

Após a morte do marido, em 2017, Dona Odethe passou a exercer papel mais ativo nos negócios da família. Com apoio dos filhos, ela seguiu acompanhando a administração da Unipar até os últimos anos de vida.

Reconhecida como matriarca da família Oliveira, ela deixa filhos, netos, bisnetos e um legado ligado à educação, à família e ao desenvolvimento regional. Amigos e familiares destacam o exemplo de dedicação, simplicidade e compromisso com Umuarama.

O velório terá início às 11h30 desta quinta-feira (7), na capela mortuária da Umuprev, em Umuarama. O sepultamento está previsto para as 17h30 no Cemitério Municipal.

OBemdito manifesta profundo pesar pela morte de Odethe Alves de Oliveira e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor e despedida.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.