Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Umuarama teve chuva abaixo da média em abril e temperatura chegou aos 35,5ºC

Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito
Umuarama teve chuva abaixo da média em abril e temperatura chegou aos 35,5ºC
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 2 de maio de 2026 às 17h16 - Modificado em 2 de maio de 2026 às 18h13

O mês de abril teve chuva abaixo da média histórica em algumas cidades do Paraná, incluindo Umuarama e Altônia. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a temperatura mais elevada durante o mês na Capital da Amizade foi 35,5ºC.

Habitualmente Umuarama registra 96,4 mm de chuva no período, mas neste ano teve 92,2 mm. Na cidade vizinha de Altônia, a média histórica é de 78 mm, porém, no mês passado as precipitações somaram apenas 61,2 mm.

O dia 24 de abril foi o mais frio em ca Capital da Amizade no mesmo período, com 14,6°C. Em Altônia, a menor temperatura do mês foi de 16ºC em 10 de abril e a mais elevada foi de 35,7°C no dia 19.

Leia também: Maio começa com frentes frias, geada e queda nas temperaturas; vídeo.

Abril teve chuva acima da média em grande parte do Paraná

Entre as 42 estações meteorológicas do Simepar com mais de cinco anos de operação e que estiveram 100% ativas em abril, 13 registraram volumes de chuva abaixo da média. Por outro lado, 29 tiveram chuva acima da média histórica para abril.

Além disso, o Simepar informa que 10 delas tiveram temperaturas mais de 1°C acima da média histórica, e as outras ficaram com as temperaturas dentro a ligeiramente acima da média.

A pluviosidade seguiu o regime que estava previsto: foram vários dias consecutivos de estiagem. Contudo, quando choveu, os volumes foram altos o suficiente para que as estações ultrapassassem a média histórica para o período.

“Esse cenário foi provocado por um bloqueio atmosférico associado a uma circulação de grande escala, e que impediu passagens de frentes frias pelo Paraná. Essa condição persistiu praticamente durante todo o mês”, explica Marco Jusevicius, coordenador de operações do Simepar.

“No entanto, nos últimos dias, entre 26 e 30 de abril, a chegada de uma frente fria combinada com a atuação de um cavado meteorológico mudou completamente o padrão de tempo no Paraná. Tivemos volumes expressivos de chuva em grande parte do estado, queda acentuada de temperatura e até mesmo registro de geadas no extremo sul paranaense”, relata.

As chuvas vieram acompanhadas de outros fenômenos, como uma nuvem funil em Cascavel em 19 de abril, e ventos fortes, que chegaram a 80km/h em Santa Maria do Oeste às 20h do dia 7.

(OBemdito com AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.