Frio derruba temperaturas no Paraná e cidade de Palmas registra a menor marca do ano, com 3,9°C (Foto Danilo Martins/OBemdito)
A terça-feira (28) começou com temperaturas mais baixas em diversas regiões do Paraná, marcando a entrada mais intensa de frio em 2026 até agora. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a menor temperatura do ano no Estado foi registrada em Palmas, no Sul, com 3,9°C por volta das 6h.
O avanço do frio ocorre após a passagem de uma frente fria que se deslocou para São Paulo na segunda-feira (27), abrindo espaço para uma massa de ar mais frio atingir principalmente municípios próximos à divisa com Santa Catarina. Nessas áreas, cidades como Mariópolis, General Carneiro e Clevelândia tiveram registro de geada fraca.
Além de Palmas, outras cidades também anotaram suas temperaturas mais baixas do ano. Foi o caso de Francisco Beltrão (5,4°C), Pato Branco (8°C), União da Vitória (8,8°C) e Cascavel (11,4°C). No Oeste e Noroeste, os termômetros também recuaram, embora com menor intensidade, como em Guaíra (14°C) e Loanda (17,5°C).
LEIA TAMBÉM: Previsão do tempo em Umuarama: chuva terça e 44 mm na quarta
De acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, o frio mais intenso ficou concentrado na região Sul do Estado. “A massa de ar frio atingiu principalmente as cidades que fazem divisa com Santa Catarina. Nas demais regiões, a queda nas temperaturas está associada à chuva e à presença de nebulosidade”, explica.
A previsão indica que o tempo segue instável ao longo da semana. Na quarta-feira (29), a atuação de um cavado, que é um sistema meteorológico em níveis médios da atmosfera, mantém o transporte de umidade e favorece pancadas de chuva em todo o Estado.
Há risco de temporais em várias regiões, especialmente no Noroeste, Norte, Campos Gerais e Leste. Nessas áreas, podem ocorrer rajadas de vento mais fortes, além de possibilidade de granizo, principalmente nos Campos Gerais e na região Leste.
A partir de quinta-feira (30), as temperaturas devem subir gradativamente. A tendência é de aquecimento até o feriado de 1º de maio, quando os termômetros devem registrar as maiores marcas da semana em todo o Paraná.
(Com informações do Simepar)
Polícia Civil localizou nesta sexta-feira (21) dois suspeitos pelo duplo homicídio de Letycia Garcia Mendes…
Simepar prevê máxima de 20°C nesta sexta-feira (21), sem chuva; temperaturas podem chegar aos 35°C…
Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…
Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniu para…
Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…
Acidente aconteceu no Jardim Veneza e envolveu um Ford Fiesta e duas motocicletas Honda CG…
Este site utiliza cookies
Saiba mais