Criança convulsiona, sofre parada cardíaca e é reanimada pela mãe: ‘Vi meu filho sem vida’
Uma ocorrência envolvendo uma criança de quase 2 anos em um shopping de Maringá ganhou repercussão após o relato da mãe, a fisioterapeuta Eliane de Deus Severino. O episódio aconteceu no dia 2 de abril e foi detalhado em entrevista ao GMC Online.
Segundo ela, o filho Samuel sofreu uma queda enquanto a família deixava o local após um jantar. De acordo com o relato, o menino caiu para trás e, logo em seguida, apresentou convulsão. “Foi uma queda aparentemente simples, mas o impacto foi muito forte. Quando fui pegá-lo, ele já estava convulsionando”, afirmou.
Enquanto o pai buscava ajuda, a mãe acionou o socorro e seguiu orientações por telefone. Mesmo com os primeiros cuidados, o quadro evoluiu rapidamente. “A convulsão não parava. Foram vários minutos e eu comecei a perceber que a coloração dele estava mudando”, disse.
De acordo com a mãe, a situação se agravou quando a criança deixou de apresentar sinais vitais. Um bombeiro que chegou ao local teria constatado a ausência de pulso. Diante do cenário, Eliane iniciou manobras de reanimação.
Ela relata que, durante o atendimento, pediu que as pessoas ao redor rezassem. Testemunhas que estavam no local se mobilizaram, em um momento de comoção. Pouco depois, segundo o relato, a criança voltou a apresentar sinais vitais e começou a chorar.
Na sequência, equipes de socorro encaminharam o menino a um hospital. Durante o atendimento, ele ainda apresentava instabilidade, mas exames não identificaram lesões. “A tomografia estava limpa, sem lesão, sem edema, sem fratura”, disse a mãe.
Após período de observação e avaliação neurológica, o menino recebeu alta sem sequelas. Segundo a família, ele retomou as atividades normalmente nos dias seguintes.
Duas semanas após o episódio, a mãe afirma que a experiência teve impacto profundo. O caso também chamou atenção pela mobilização de pessoas que estavam no local. Para a família, a data passou a ter significado simbólico. “Agora, o Samuel tem duas datas de aniversário”, afirmou.
(Portal GMC Online)





