Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Azul não prevê ampliação de voos e afasta operação com aeronaves maiores em Umuarama

Expectativa de voos com ATR 72-600 em Umuarama não se concretiza (Foto Divulgação Azul)
Azul não prevê ampliação de voos e afasta operação com aeronaves maiores em Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 12 de abril de 2026 às 17h09 - Modificado em 12 de abril de 2026 às 18h14

A possibilidade de operação de aeronaves de maior porte em Umuarama não deve se concretizar no curto prazo. A Azul Linhas Aéreas informou que, neste momento, não há previsão de ampliação da frequência de voos nem de substituição das aeronaves utilizadas na rota que liga o município a Curitiba.

A manifestação ocorre após a repercussão de expectativas locais sobre a chegada de aviões do modelo ATR 72-600, com capacidade para cerca de 70 passageiros, o que ampliaria significativamente a oferta de assentos na região.

Atualmente, a operação é realizada pela Azul Conecta, com aeronaves Cessna Grand Caravan, que transportam até nove passageiros. Os voos acontecem três vezes por semana e fazem a ligação com a capital paranaense, onde há conexões para outros destinos nacionais e internacionais.

Em nota, a companhia afirmou que “como empresa competitiva, está sempre atenta ao mercado e avalia as possibilidades de incremento de sua malha”, mas reforçou que “neste momento, ainda não há previsão de aumento na frequência de voos para Umuarama”.

LEIA TAMBÉM: Novo aeroporto em Paranavaí reacende debate sobre aviões de maior porte em Umuarama

A estrutura do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho passou por investimentos e adequações ao longo dos últimos anos, incluindo certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e melhorias como sistema de iluminação de pista, com objetivo de permitir operações mais robustas.

Mesmo assim, a ampliação da malha aérea não avançou. A estratégia recente da companhia tem priorizado grandes centros de conexão, como Campinas, Confins e Recife, em meio a um processo de reorganização da operação regional.

A Azul informou ainda que mantém atualmente 24 voos mensais entre Umuarama e Curitiba, considerando ida e volta, com conexões para 14 destinos a partir da capital paranaense.

Com a manutenção do cenário atual, a expectativa de entrada de aeronaves de maior porte na cidade segue sem confirmação, apesar dos investimentos realizados na infraestrutura aeroportuária local.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.