Foto de Rudson de Souza Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Cartórios promovem mutirão para emissão de documentos básicos nesta semana

Cartórios promovem mutirão para emissão de documentos básicos nesta semana
Campanha busca reduzir sub-registro e facilitar acesso a direitos essenciais (Foto Cadu Pinotti/Agência Brasil)
Foto de Rudson de Souza
Publicado em 12 de abril de 2026 às 14h33 - Modificado em 12 de abril de 2026 às 14h46

Começa nesta segunda-feira (13) a 4ª Semana Nacional do Registro Civil, uma mobilização que envolve cartórios de todos os estados e do Distrito Federal com foco na ampliação do acesso à documentação básica. A ação segue até o dia 17 de abril.

Coordenada pela Corregedoria Nacional de Justiça, a campanha Registre-se tem como principal objetivo enfrentar o sub-registro de nascimentos no país, problema que ainda atinge parte da população, especialmente em situação de vulnerabilidade.

Ao longo da semana, serão oferecidos serviços como emissão de certidões de nascimento e casamento, inclusive segunda via, que são documentos considerados essenciais para a obtenção de outros registros civis.

Entre eles estão a Carteira de Identidade Nacional, o título de eleitor e a carteira de trabalho. Em algumas localidades, o próprio título eleitoral poderá ser emitido durante o atendimento.

A iniciativa também prevê uma rede ampliada de serviços, que inclui orientação jurídica, atendimentos de saúde, encaminhamento para programas sociais e ações voltadas a pessoas privadas de liberdade.

De acordo com o presidente da Arpen/SP, Leonardo Munari de Lima, o acesso à documentação civil é um passo fundamental para garantir cidadania. Segundo ele, a regularização documental permite que pessoas deixem a invisibilidade social e passem a ter acesso a políticas públicas e direitos básicos.

Para participar do mutirão, é necessário apresentar qualquer documento anterior que contenha dados pessoais, como RG antigo ou cópia de certidões.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.