Saúde

Voluntárias da Uopeccan somam 14 mil horas de apoio a pacientes com câncer

A Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) atua como grupo de apoio ao Hospital do Câncer Uopeccan nas unidades de Cascavel e Umuarama, no Paraná. Formada por voluntárias, a iniciativa participa da rotina hospitalar com ações voltadas ao acolhimento de pacientes em tratamento oncológico.

Além do atendimento direto, o grupo promove campanhas de conscientização, atividades de prevenção e arrecadação de donativos. As ações incluem eventos em datas comemorativas, momentos de integração e atividades de lazer, especialmente na Casa de Apoio da unidade de Cascavel.

As voluntárias também auxiliam no agendamento de mamografias, contribuindo para o diagnóstico precoce do câncer, e participam de campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e itens de uso pessoal. O trabalho inclui ainda iniciativas culturais, espirituais e participação em campanhas nacionais de prevenção.

Em Cascavel, a diretora Elza Maria Martins Ferrarezi afirma que o trabalho é guiado pelo compromisso com o cuidado. Já em Umuarama, a diretora Suely Sucupira destaca que o voluntariado tem como base o serviço ao próximo e a continuidade das ações desenvolvidas ao longo dos anos.

Dados de 2025 mostram a dimensão das atividades realizadas. Ao longo do ano, as voluntárias somaram mais de 14 mil horas de atuação.

Na unidade de Cascavel, com 18 integrantes, foram registradas 8.431 doações, das quais 6.183 foram destinadas a pacientes. Também houve empréstimo de 156 perucas, recebimento de 114 doações de cabelo, distribuição de roupas e calçados por meio de bazar solidário e realização de 130 agendamentos de mamografias.

Em Umuarama, onde atuam 13 voluntárias, foram entregues 654 cestas básicas e 308 fraldas geriátricas. A unidade recebeu 1.976 doações, sendo 1.485 repassadas a pacientes e familiares, além de 302 agendamentos de mamografias.

(Com informações e imagens da assessoria da Uopeccan)

Rudson de Souza

Recent Posts

Nível do Rio Piquiri sobe e balsa entre Terra Roxa e Francisco Alves é paralisada

A travessia por balsa do Rio Piquiri está paralisada devido ao aumento do nível da…

15 minutos ago

Abstenção chega a 33,4 milhões no 1º turno das eleições e bate recorde

A abstenção no primeiro turno das Eleições 2026 chegou a 33,4 milhões de eleitores no…

34 minutos ago

Palio que capotou em Umuarama é flagrado na contramão e em alta velocidade; veja o vídeo

Um Fiat Palio Weekend que capotou na manhã desta segunda-feira (5), em Umuarama, foi flagrado…

55 minutos ago

PR-323 terá Pare e Siga e serviços em Umuarama e região nesta segunda-feira

Trabalhos da EPR Paraná atingem trechos de Tapejara, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Perobal, Cafezal do…

1 hora ago

Jovem sem CNH capota carro em Umuarama e é preso por embriaguez ao volante

Um jovem de 19 anos foi preso por embriaguez ao volante após capotar um Fiat…

2 horas ago

Nonsugar chega em sachê de 50 mg com proposta de praticidade e alto dulçor

A Nutrimax apresenta ao mercado uma nova forma de consumo do Nonsugar, agora disponível em…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais