Saúde

Voluntárias da Uopeccan somam 14 mil horas de apoio a pacientes com câncer

A Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) atua como grupo de apoio ao Hospital do Câncer Uopeccan nas unidades de Cascavel e Umuarama, no Paraná. Formada por voluntárias, a iniciativa participa da rotina hospitalar com ações voltadas ao acolhimento de pacientes em tratamento oncológico.

Além do atendimento direto, o grupo promove campanhas de conscientização, atividades de prevenção e arrecadação de donativos. As ações incluem eventos em datas comemorativas, momentos de integração e atividades de lazer, especialmente na Casa de Apoio da unidade de Cascavel.

As voluntárias também auxiliam no agendamento de mamografias, contribuindo para o diagnóstico precoce do câncer, e participam de campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e itens de uso pessoal. O trabalho inclui ainda iniciativas culturais, espirituais e participação em campanhas nacionais de prevenção.

Em Cascavel, a diretora Elza Maria Martins Ferrarezi afirma que o trabalho é guiado pelo compromisso com o cuidado. Já em Umuarama, a diretora Suely Sucupira destaca que o voluntariado tem como base o serviço ao próximo e a continuidade das ações desenvolvidas ao longo dos anos.

Dados de 2025 mostram a dimensão das atividades realizadas. Ao longo do ano, as voluntárias somaram mais de 14 mil horas de atuação.

Na unidade de Cascavel, com 18 integrantes, foram registradas 8.431 doações, das quais 6.183 foram destinadas a pacientes. Também houve empréstimo de 156 perucas, recebimento de 114 doações de cabelo, distribuição de roupas e calçados por meio de bazar solidário e realização de 130 agendamentos de mamografias.

Em Umuarama, onde atuam 13 voluntárias, foram entregues 654 cestas básicas e 308 fraldas geriátricas. A unidade recebeu 1.976 doações, sendo 1.485 repassadas a pacientes e familiares, além de 302 agendamentos de mamografias.

(Com informações e imagens da assessoria da Uopeccan)

Rudson de Souza

Recent Posts

Terça-feira amanhece gelada em Umuarama e máxima não passa de 19°C

A manhã desta terça-feira (7) começou gelada em Umuarama. Os termômetros marcaram 10°C nas primeiras…

14 minutos ago

Morre a empresária Pura Mangialardo, referência no comércio de Umuarama

A empresária Pura Mangialardo morreu aos 89 anos, em Umuarama. Conhecida por sua trajetória no…

21 minutos ago

Moto é furtada em frente a conveniência no Parque San Remo

Uma Honda CG 160 Titan foi furtada em frente a uma conveniência no Parque San…

32 minutos ago

Homem em surto ateia fogo no próprio carro no distrito de Santa Eliza

Homem de 46 anos incendiou o próprio carro durante um surto no distrito de Santa…

49 minutos ago

Homem é esfaqueado após discussão com cunhado em Umuarama

Homem de 36 anos foi esfaqueado após uma discussão com o cunhado no Conjunto Sonho…

1 hora ago

Suspeito de tráfico de drogas e foragido são presos no Jardim União, em Umuarama

Suspeito de tráfico de drogas e homem com mandado de prisão são detidos pela PM…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais