Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Anvisa determina que azeite Afonso seja apreendido e retirado do mercado

Anvisa determina que azeite Afonso apreendido seja retirado do mercado
Foto: Reprodução
Anvisa determina que azeite Afonso seja apreendido e retirado do mercado
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 8 de abril de 2026 às 16h20 - Modificado em 8 de abril de 2026 às 16h20

O azeite da marca Afonso teve sua apreensão determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária nesta quarta-feira (8), após análise apontar irregularidades no produto.

A medida foi publicada na Resolução nº 1.359/2026, que identificou resultado insatisfatório no ensaio de índice de refração, teste utilizado para verificar a autenticidade de óleos.

Segundo a Anvisa, o CNPJ da empresa Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda, responsável pela importação do azeite da marca Afonso, consta como inapto desde agosto de 2024 na Receita Federal do Brasil.

A Vigilância Sanitária de Curitiba tentou realizar inspeção no endereço cadastrado, mas constatou que o estabelecimento encerrou as atividades.

A resolução com a determinação de apreensão foi publicada no Diário Oficial da União.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.