Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Governo do Estado abre PSS com 589 vagas e inscrições começam nesta segunda; confira

Foto ilustrativa: Agência Brasil
Governo do Estado abre PSS com 589 vagas e inscrições começam nesta segunda; confira
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 5 de abril de 2026 às 17h37 - Modificado em 5 de abril de 2026 às 17h37

O Governo do Estado abre nesta segunda-feira (6) as inscrições para o PSS (Processo Seletivo Simplificado) com 589 vagas. Os candidatos ao cargo de agentes de socioeducação podem se inscrever para o concurso até o dia 22 de abril.

Os novos servidores vão atuar nas 28 unidades de atendimento de adolescentes em conflito com a lei instaladas em 16 municípios do Paraná. A medida atende a uma necessidade temporária de recomposição do quadro de pessoal. A Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania é responsável pelos centros de socioeducação e uma unidade fica em Umuarama.

A Fundação Fafipa vai executar o PSS do Estado e os interessados podem ter mais informações nos sites www.justica.pr.gov.br e www.fundacaofafipa.org.br. A contratação pelo PSS terá prazo de um ano e o Estado pode prorrogar o contrato por igual período, até o máximo de dois anos.

A seleção dos candidatos inscritos ocorrerá exclusivamente por meio de avaliação de currículo e títulos. A taxa de inscrição é de R$ 80. 

“Com a contratação de mais servidores queremos reforçar as atividades de escolarização e, principalmente, a qualificação profissional. Isso para que esses adolescentes saiam mais preparados para o mercado de trabalho”, disse o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge.

Gestão da socioeducação

Compete à Seju a gestão das medidas socioeducativas de internação e de semiliberdade. Atualmente, o Paraná atende 491 adolescentes e jovens em 19 centros de socioeducação e nove casas de semiliberdade.

“A contratação de agentes de segurança socioeducativos é medida imprescindível para a expansão e a qualificação do atendimento infantojuvenil em todo o Estado”, diz o diretor de Justiça, Gerson Faustino Rosa.

“E, paralelamente ao chamamento de servidores temporários, o governo do Paraná está promovendo a contratação de agentes efetivos com vistas ao preenchimento definitivo das vagas, que inclusive passaram por uma ampliação recentíssima com a publicação do Decreto  12.892 de 2026”, acrescenta.

Leia também: Vereadores de Umuarama votarão projeto que transforma a Praça da Bíblia em estacionamento.

De acordo com o coordenador de Gestão do Sistema Socioeducativo, Alex Sandro da Silva, a contratação trará ganhos para a rotina diária dos adolescentes. “A chegada desses novos profissionais vai qualificar ainda mais o trabalho que já é realizado nas unidades, podendo ampliar as ofertas de atividades e ampliar também o número de vagas que nós temos atualmente”, afirmou.

Segundo ele, hoje o quadro de agentes socioeducativos conta com 754 homens e 103 mulheres e há uma proposta pedagógica nas unidades. “Esse processo seletivo vai qualificar o trabalho socioeducativo nas unidades, representando um melhor atendimento para os adolescentes e para suas famílias”. Entre os objetivos do processo de ressocialização de adolescentes estão também o fortalecimento de vínculos familiares.

(OBemdito com informações da AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.