Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os eleitores têm prazo até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências com a Justiça Eleitoral e ficar aptos a votar neste ano. O prazo é o mesmo para o cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez. E também para quem precisa alterar o local de votação.
Nas eleições gerais de outubro, os eleitores brasileiros escolherão o presidente da República, o vice-presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Para resolver as pendências, os eleitores podem procurar o cartório eleitoral mais próximo ou acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos.
Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição.
Termina nesta sexta-feira (3) o prazo da chamada janela eleitoral, período em que os políticos que vão disputar as eleições podem mudar de partido e não serem punidos com a perda do mandato.
E neste sábado (4) encerra o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que vão participar das eleições. Governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar a outros cargos devem deixar suas funções.
A medida está prevista na Constituição e impede a utilização do cargo para obtenção de vantagens eleitorais.
(OBemdito com informações da Agência Brasil)
Governo adiou a decisão sobre elevar o percentual de etanol na gasolina de 30% para…
Foi identificado como José Neto Soares, conhecido por moradores como Zé Timba, o homem que…
Obras de recuperação da Ponte Ayrton Senna começam no dia 13 com operação Pare e…
Moradores registraram geada em Umuarama na manhã desta quarta-feira (8). Após o frio intenso, o…
Toyota Hilux furtada durante a madrugada em Perobal foi recuperada posteriormente no município de Guaíra.…
PCPR cumpriu dois mandados de prisão em Cruzeiro do Oeste. Um homem foi preso por…
Este site utiliza cookies
Saiba mais