Auditório lotado na Aula Magna do curso de direito da UniAlfa - Fotos: Jaqueline Mocellin/OBemdito
O curso de Direito da UniAlfa Faculdade realizou a Aula Magna de abertura do ano letivo 2026 na noite da última quarta-feira (25). O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre acadêmicos, professores e profissionais da área.
O tema da Aula Magna foi: “Inteligência Artificial no Direito: Aliada ou Armadilha?”. A intenção foi propor uma reflexão atual sobre os impactos da IA na prática jurídica e nos desafios da profissão.
A solenidade teve início com a apresentação do corpo docente do curso de direito da UniAlfa. Em seguida, ocorreu uma homenagem aos alunos aprovados no 45º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Diego Jimenez Gomes foi o palestrante da noite. Ele é Procurador do Trabalho e Coordenador Nacional dos Projetos de Inteligência Artificial no Ministério Público do Trabalho. O currículo ainda inclui bacharelado em Direito pela PUC/SP; pós-graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela USP. O profissional também é encarregado de Dados Adjunto do MPT e vice coordenador Nacional do Núcleo de Proteção de Dados do MPT.
O palestrante abordou na UniAlfa diversos aspectos em que a Inteligência Artificial (IA) pode prejudicar ou contribuir com o trabalho na área do direito. “A IA pode contribuir para o trabalho, mas existe muito risco. Isso porque a IA gera uma confiança que acaba sendo uma armadilha”, alertou.
Gomes recomenda que os advogados tenham muita atenção com as informações que a IA ‘inventa’, principalmente as jurisprudências. Também é preciso ficar atento às leis desatualizadas.
Durante a palestra, o Procurador do Trabalho anunciou que fez uma parceria com a UniAlfa para lançar a plataforma OAB na Medida. Trata-se de uma plataforma que contribuirá para aqueles que desejam a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A coordenadora do curso de direito da UniAlfa, Rosane Pombo Meyer, informou que a previsão é de que o lançamento da plataforma seja em maio deste ano. Ela também disse que os alunos da faculdade terão acesso gratuito à OAB na Medida.
A Aula Magna também teve um painel com especialistas do sistema jurídico, com objetivo de ampliar o debate sobre inovação, ética e futuro do direito. Participaram do painel o palestrante Diego Jimenez Gomes e o Fernando Augusto Montay Y Lopes, que é Procurador do Estado do Paraná e professor da UniAlfa. A mediação ficou a cargo de Elon Kaleb Ribas Volpi, Procurador da Fazenda Nacional e professor do curso de direito da UniAlfa.
Os participantes fizeram suas considerações, trocaram experiências e responderam questionamentos do público.
Saiba mais sobre a UniAlfa Faculdade de Umuarama no site (clique aqui).
Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…
Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…
Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…
Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…
Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…
Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais