Graça Milanez

Da indústria ao ateliê: engenheira mecânica empreende com bolsas de plástico

Bolsas ou sacolas esportivas feitas de plástico cristal estão em alta. Há quem diga que vieram para ficar, porque tornam a vida mais prática, além de que remetem leveza e a beleza do brilho e das cores intensas. São ainda valorizadas pela impermeabilidade, facilidade de limpeza e resistência.

O plástico cristal possui alta resistência a rasgos e impactos e, de praxe, empresta esta característica a elas, garantindo ao mesmo tempo durabilidade. Mas não é tudo. Falta dizer o melhor: tem boa relação custo-benefício em comparação a outros materiais.

Não só por isso, elas conquistaram a engenheira mecânica Marina Mieko Nishi, que deu uma guinada na carreira para se dedicar ao que mais gosta: desenhar, medir, cortar, costurar, enfim, confeccionar sacolas transparentes para diversos fins.

Formada pela Universidade Federal do Paraná, currículo consistente, carreira promissora, ela já atuou em grandes empresas da área. Mas foi longe das planilhas e dos projetos industriais que encontrou sua verdadeira vocação: o trabalho manual.

Marina Nishi e sua aliada, a máquina de costura: mudança no olhar e dedicação

Como nasceu o projeto das bolsas de plástico

Marina conta que a virada profissional começou de maneira despretensiosa e cheia de afeto. Para a festa de aniversário dos filhos, ela decidiu confeccionar minimochilas como lembrancinha para os amiguinhos.

“As peças nasceram muito mais da necessidade de organizar a rotina com crianças do que de uma proposta de moda; a ideia sempre foi criar produtos práticos, fáceis de limpar e que acompanhassem o dia a dia real”, explica.

Segundo ela, a experiência foi tão prazerosa que despertou algo maior: “Eu percebi que aquilo me fazia feliz; era trabalhoso, mas extremamente gratificante ver algo criado por mim tomando forma”.

Plástico cristal pink: cor chama a atenção e agrada a clientela

Determinada a investir na ideia, ela comprou máquina de costura industrial e os equipamentos necessários para começar a produção. Assim nasceram as bolsas esportivas de plástico cristal, que hoje são a marca registrada de seu ateliê ‘Fora da Caixa’.

“O nome surgiu justamente dessa mudança de olhar: sair da lógica industrial e criar peças pensadas para resolver situações do cotidiano, fora dos padrões tradicionais”, argumenta a engenheira.

Leia também: Talento que inspira: Jovem transforma paixão pelo bordado em profissão.

Encomendas e vendas on-line

No portfólio, Marina já soma pelo menos 50 modelos diferentes. Tudo feito sob encomenda ou disponível para venda on-line, ampliando o alcance do pequeno negócio que nasceu dentro de casa.

Entre os mais requisitados estão sacolas de praia e piscina e para prática esportiva, frasqueira, estojo para lápis e formatos ideais para transportar computador e notebook. E a novidade: porta-garrafa de água, com compartimento para chave do carro e celular.

Há peças com detalhes coloridos que chamam atenção pelo estilo, mas é o acabamento caprichado e a transparência os grandes diferenciais.

“Muitas clientes gostam porque conseguem visualizar o que está dentro… É prático para a praia, piscina, academia ou até para o dia a dia”, explica.

Mais atenção para a família

O fato de trabalhar em casa é o que Marina considera uma das maiores vantagens da nova fase profissional. “Consigo organizar meus horários e estar mais próxima dos meus dois filhos e de meu marido. Isso é muito bom!”, afirma.

Com criatividade, planejamento e sensibilidade, a engenheira que dominava cálculos e projetos industriais agora mede sonhos em metros de plástico cristal, mostrando que recomeçar pode ser, também, uma forma de sucesso.

“A engenharia é fascinante, no entanto foi no trabalho manual que encontrei realização… Continuo medindo tudo com precisão, mas o que construo são peças feitas com carinho, que me levam a acreditar que sucesso é fazer o que a gente ama.”

== Para encomendar 34 99110-9228 ou      /instagram.com/atelief.d.c/

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Graça Milanez

Recent Posts

Bope verifica explosivos em imóvel onde suspeito no caso das jovens desaparecidas foi morto

Equipe especializada de Curitiba foi acionada para averiguar possível presença de explosivos no imóvel onde…

7 minutos ago

Caso das jovens desaparecidas em Cianorte tem suspeito preso em Umuarama

Polícia Civil localizou nesta sexta-feira (21) dois suspeitos pelo duplo homicídio de Letycia Garcia Mendes…

41 minutos ago

Sexta-feira será de sol e frio em Umuarama; calor volta nos próximos dias, prevê Simepar

Simepar prevê máxima de 20°C nesta sexta-feira (21), sem chuva; temperaturas podem chegar aos 35°C…

55 minutos ago

Suspeito pelo desaparecimento de jovens em Cianorte morre após confronto com a polícia

Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…

1 hora ago

Câmara de vereadores de Umuarama aprecia quatro projetos em sessão extraordinária

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniu para…

2 horas ago

Casa é arrombada e tem até fiação furtada em Francisco Alves

Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais