Antecipação do 13º do INSS deve injetar bilhões na economia do Paraná (Foto Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)
Mais de 2,1 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social no Paraná terão o 13º salário antecipado nos meses de abril e maio, conforme o Decreto nº 12.884, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado em edição extra do Diário Oficial da União na última quinta-feira (19).
A medida deve injetar cerca de R$ 4,7 bilhões na economia do estado, alcançando aposentados, pensionistas e outros segurados.
O pagamento da primeira parcela será realizado entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Já a segunda metade do 13º está prevista para o período de 25 de maio a 8 de junho. As datas variam conforme o número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador.
Têm direito à antecipação os beneficiários que receberam, em 2026, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Por outro lado, não recebem o 13º salário os contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada e pela Renda Mensal Vitalícia.
De acordo com o Decreto nº 3.048, o pagamento do abono normalmente ocorre entre agosto e novembro. A antecipação, adotada em nível nacional, deve representar um reforço significativo na circulação de recursos nos municípios.
Confira as datas do pagamento da primeira e da segunda parcela do adiantamento do 13º salário, de acordo com o número final do cartão de benefício:
(Com informações da Comunicação Social do Ministério da Previdência Social)
Um aposentado de 74 anos relatou ter sido vítima de estelionato após identificar quatro transferências…
Um comerciante de 61 anos teve o estabelecimento invadido durante a madrugada desta sexta-feira (21),…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) considera elucidado o caso do desaparecimento de Letycia Garcia…
Um jovem de 24 anos denunciou a ex-companheira, de 22 anos, por invadir sua residência,…
Um motociclista de 30 anos, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação, se envolveu em…
Um motociclista de 22 anos ficou ferido após uma colisão lateral na tarde desta sexta-feira…
Este site utiliza cookies
Saiba mais