Umuarama

Outono começa com calor; frente fria aumenta instabilidade na próxima semana

O outono começou às 11h46 desta sexta-feira (20) no Hemisfério Sul, marcando o fim do verão. No Paraná, no entanto, a mudança de estação não traz alívio imediato no calor, que continua predominando neste início de período.

A previsão indica que o primeiro fim de semana da nova estação será marcado por temperaturas elevadas e ocorrência de pancadas de chuva isoladas. Em Umuarama não vai chover nos próximos dias e nem no fim de semana.

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a aproximação de uma frente fria deve alterar o tempo no domingo (22), aumentando o volume de precipitação no Estado. Na Capital da Amizade chove somente durante a próxima semana.

Mesmo com a chegada do outono, a sexta-feira mantém características típicas do verão. O predomínio de sol favorece a elevação das temperaturas, com máximas entre 33°C e 34°C nas regiões Oeste e Noroeste, enquanto nas demais áreas os termômetros devem alcançar cerca de 30°C.

O aquecimento ao longo do dia também contribui para a formação de instabilidades. Segundo o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri, há previsão de chuva isolada entre a tarde e a noite.

“Esse abafamento no período da tarde favorece a formação de áreas de instabilidades que deverão ocorrer em cidades do Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. A chuva será isolada, entre a tarde e a noite, e também pode ocorrer na região Leste, porém com menor intensidade”, afirma.

No sábado (21), uma frente fria atua sobre o oceano, na altura da Argentina, do Uruguai e do sul do Rio Grande do Sul, mas sem direto nas condições do tempo no Paraná. O cenário se mantém semelhante ao da sexta-feira, com predomínio de sol, calor e pancadas isoladas de chuva, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste.

A partir de domingo (22), com o avanço dessa frente fria pelo oceano e maior proximidade do território paranaense, a instabilidade aumenta. A expectativa é de chuvas mais intensas, principalmente na metade sul do Estado, com possibilidade de trovoadas e até temporais localizados durante a tarde.

“Principalmente nas regiões da metade sul do estado teremos ao longo do dia pancadas de chuvas isoladas acompanhadas de trovoadas. Não se descarta nesses setores a ocorrência de temporais localizados no período da tarde”, diz Barbieri.

Apesar do termo, a chegada de uma frente fria não implica necessariamente queda de temperatura. O fenômeno ocorre quando uma massa de ar frio avança sobre uma área com ar quente, provocando a subida rápida desse ar e favorecendo a formação de nuvens e instabilidades, o que resulta em chuva. As temperaturas, no entanto, permanecem elevadas em todas as regiões.

Na segunda-feira (23), uma nova frente fria deve avançar pelo sul do Brasil, trazendo mais chuva para o Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná a partir da tarde.

O Simepar segue acompanhando a evolução dessas condições e deve emitir boletins atualizados. A recomendação é que a população acompanhe os alertas da Defesa Civil estadual, responsável pelo monitoramento contínuo do tempo.

Os avisos podem ser recebidos gratuitamente por SMS ou WhatsApp. Para o serviço por mensagem de texto, é necessário enviar o CEP para o número 40199. Já no WhatsApp, o cadastro é feito ao adicionar o número 61 2034-2611 e interagir com o contato, informando CEP, município ou localização.

Em situações mais graves, alertas também podem ser enviados por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro.

(Com informações do Simepar/AEN)

Rudson de Souza

Recent Posts

Polícia Civil prende homem e impede golpe de R$ 150 mil contra idosa no Paraná

A Polícia Civil do Paraná prendeu em flagrante um homem de 54 anos suspeito de…

21 minutos ago

Investigação de assalto levou a polícia até ‘Dog Dog’; vídeo de vítima mostra toda ação

A investigação sobre um violento assalto a uma propriedade rural em São João do Ivaí…

38 minutos ago

Perseguição termina com suspeito morto após carro invadir faculdade no Paraná

Um homem morreu após entrar em confronto com policiais militares do Batalhão de Choque, na…

58 minutos ago

Umuarama se prepara para receber 6,5 mil pessoas na fase estadual dos Jojup’s

Umuarama já iniciou os preparativos para receber a Fase Estadual dos Jogos da Juventude do…

1 hora ago

Chuveiro ligado e mau cheiro levam vizinhos a descobrirem idoso morto no PR

Trabalhadores de uma obra vizinha estranharam o chuveiro ligado e o forte odor vindo da…

1 hora ago

“Só tenho que agradecer a Deus”, diz mãe após corpos das primas serem localizados

Quatro meses de espera, angústia e esperança terminaram em dor para duas famílias do Paraná.…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais