Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Mesmo com quatro indicações, “O Agente Secreto” não leva estatuetas

Wagner Moura representou o Brasil no Oscar com indicação histórica ao prêmio de Melhor Ator pelo filme O Agente Secreto (Instagram @theacademy/Reprodução)
Mesmo com quatro indicações, “O Agente Secreto” não leva estatuetas
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 16 de março de 2026 às 07h47 - Modificado em 2 de abril de 2026 às 00h28

A cerimônia do Oscar realizada neste domingo (15) terminou sem premiação para o filme brasileiro O Agente Secreto, apesar das quatro indicações recebidas pela produção.

O longa estava entre os concorrentes em categorias de destaque, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Escalação de Elenco.

Nesta última, o troféu ficou com Uma Batalha Após a Outra, que acabou se consolidando como o grande vencedor da noite ao somar seis estatuetas, entre elas a de Melhor Filme.

Outro momento marcante da participação brasileira foi a indicação de Wagner Moura ao prêmio de Melhor Ator. O artista acabou superado por Michael B. Jordan, protagonista de Pecadores, que também teve destaque na premiação ao conquistar quatro troféus.

A nomeação, no entanto, entrou para a história por ser a primeira vez que um brasileiro foi indicado nessa categoria.

Entre os prêmios mais aguardados estava o de Melhor Filme Internacional, que acabou sendo conquistado pelo longa norueguês Valor Sentimental.

A presença de “O Agente Secreto” entre os indicados reforça a sequência recente de reconhecimento internacional do cinema brasileiro.

No ano anterior, o país conquistou pela primeira vez uma estatueta da premiação com Ainda Estou Aqui, vencedor na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além do reconhecimento no Oscar, “O Agente Secreto” acumulou premiações importantes ao longo da temporada.

Em janeiro, o longa venceu o Globo de Ouro como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, enquanto Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama.

A produção também foi premiada duas vezes no Festival de Cannes.

Durante entrevista no tapete vermelho da cerimônia, Wagner Moura celebrou a trajetória do filme desde sua estreia no circuito internacional e destacou o significado da indicação.

“Vai ser uma batalha dura com ‘Valor Sentimental’, mas a gente tem que aproveitar esse momento”, afirmou o ator. Segundo ele, independentemente do resultado, a equipe já considerava a jornada uma conquista para o cinema brasileiro.

O Brasil possui um histórico de participações relevantes na premiação. Produções como O Pagador de Promessas, O Quatrilho, O Que É Isso, Companheiro? e Central do Brasil já foram indicadas ao prêmio de filme internacional, mas não conquistaram a estatueta.

Outro caso marcante foi o de Cidade de Deus, indicado nas categorias de Direção, Fotografia, Edição e Roteiro Adaptado, sem vencer nenhuma delas.

Há ainda o registro de Orfeu Negro, vencedor da categoria de filme estrangeiro em 1960. Embora tenha sido filmado no Brasil, com atores brasileiros e falado em português, o prêmio foi oficialmente atribuído à França, país de origem do diretor Marcel Camus.

(Com informações da BBC Brasil)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.