Paraná

Promotor Francisco Zanicotti é reconduzido ao comando do MP do Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior nomeou nesta sexta-feira (13) o promotor Francisco Zanicotti como procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR). Ele foi reconduzido ao cargo para mais um biênio, de 2026 a 2028.

Zanicotti foi candidato único na eleição interna realizada também nesta sexta-feira (13). O decreto de nomeação foi publicado cerca de uma hora após a decisão.

A votação ocorreu por meio de voto direto e secreto. Participaram todos os membros do MPPR em exercício, em sistema eletrônico com acesso pela internet mediante login e senha institucionais.

Apesar da eleição, a atribuição legal de indicar o chefe da instituição é do governador. Em geral, a escolha é feita a partir de uma lista com até três nomes formada pelos candidatos mais votados pelos integrantes do Ministério Público.

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná, com especialização em Políticas Públicas, Zanicotti é promotor de Justiça desde 1996. Ele assumiu pela primeira vez o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná em 8 de abril de 2024, para o biênio 2024-2026.

Ao longo da carreira, presidiu a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) no biênio 2013-2015. Também exerceu as funções de promotor-corregedor entre 2004 e 2005, coordenador executivo da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos (SubAdm) e diretor-secretário da Procuradoria-Geral de Justiça entre 2008 e 2012.

O promotor atuou nas Promotorias de Justiça de São Miguel do Iguaçu, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, União da Vitória, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Curitiba. Desde 2013, é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente de Curitiba.

O procurador-geral de Justiça é o chefe do Ministério Público estadual e exerce mandato de dois anos, com possibilidade de uma recondução. Entre as atribuições do cargo estão a gestão administrativa da instituição e a proposição de ações contra autoridades com foro privilegiado, como juízes, prefeitos e deputados.

Também cabe ao procurador-geral presidir órgãos da administração do MPPR, como o Conselho Superior e o Colégio de Procuradores. O cargo ainda tem assento, como representante do Ministério Público, em órgãos superiores da Justiça estadual, como o Órgão Especial do Tribunal de Justiça.

Outra atribuição é encaminhar ao Poder Legislativo projetos de lei de iniciativa do Ministério Público e submeter ao Colégio de Procuradores de Justiça propostas de criação e extinção de cargos e serviços auxiliares, além do orçamento anual da instituição.

(Com informações da AEN)

Rudson de Souza

Recent Posts

Investigação de assalto levou a polícia até ‘Dog Dog’; vídeo de vítima mostra toda ação

A investigação sobre um violento assalto a uma propriedade rural em São João do Ivaí…

5 minutos ago

Perseguição termina com suspeito morto após carro invadir faculdade no Paraná

Um homem morreu após entrar em confronto com policiais militares do Batalhão de Choque, na…

25 minutos ago

Umuarama se prepara para receber 6,5 mil pessoas na fase estadual dos Jojup’s

Umuarama já iniciou os preparativos para receber a Fase Estadual dos Jogos da Juventude do…

38 minutos ago

Chuveiro ligado e mau cheiro levam vizinhos a descobrirem idoso morto no PR

Trabalhadores de uma obra vizinha estranharam o chuveiro ligado e o forte odor vindo da…

52 minutos ago

“Só tenho que agradecer a Deus”, diz mãe após corpos das primas serem localizados

Quatro meses de espera, angústia e esperança terminaram em dor para duas famílias do Paraná.…

1 hora ago

Homem preso em Umuarama indicou onde estavam corpos de primas desaparecidas; vídeo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) localizou nesta sexta-feira (21) os corpos das duas primas…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais