Inscrições para o CNH Social seguem até segunda-feira (16) e já somam mais de 53 mil candidatos no Paraná (Foto Roberto Dziura Jr/AEN)
O CNH Social, programa do Governo do Paraná que garante a primeira habilitação de forma gratuita, encerra suas inscrições na próxima segunda-feira (16). Até agora, 53,2 mil pessoas se cadastraram para participar da iniciativa, que cobre todas as etapas, incluindo aulas de condução e taxas de exames teóricos e práticos.
O edital da modalidade “Habilita” atende aos candidatos que desejam obter a carteira nas categorias A (motos) ou B (carros) e está disponível nos 399 municípios paranaenses, distribuídos entre cinco macrorregiões: Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel. O cadastro deve ser feito exclusivamente no portal oficial.
De acordo com Santin Roveda, diretor-presidente do Detran-PR, o programa proporciona uma oportunidade de inclusão social e de mobilidade, abrindo portas no mercado de trabalho e oferecendo mais liberdade para as famílias.
O portal também permite que os candidatos acompanhem todas as etapas do processo: desde as aulas teóricas e práticas, passando pela biometria e exames, até a emissão da CNH digital e física. Para quem escolher a categoria B, a carteira sairá com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), facilitando o uso do veículo para fins profissionais.
Para se inscrever, é necessário:
A distribuição dos candidatos aprovados será aleatória, entre autoescolas parceiras e clínicas credenciadas no município de residência.
Algumas vagas são reservadas: 10% para estudantes da rede pública estadual com bom desempenho e frequência, 10% para mulheres e 5% para pessoas com deficiência (PCDs).
Roveda orienta que os candidatos fiquem atentos apenas à confirmação de inscrição, já que o processo de distribuição para aulas e exames ocorrerá posteriormente, dentro do município de residência do candidato.
O Detran-PR alerta para sites e mensagens falsas que tentam induzir candidatos a fornecer dados pessoais ou pagar taxas. Todas as fases do CNH Social são gratuitas, e o órgão não realiza contato direto com os inscritos.
O programa marca um passo importante na inclusão social e profissional dos paranaenses, oferecendo formação de qualidade e acesso gratuito à habilitação, fortalecendo o direito à mobilidade e ao trabalho.
(Com informações da AEN)
O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento em que o Grupo Tigre…
A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…
A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…
Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…
O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…
Este site utiliza cookies
Saiba mais