Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Secretário deve avaliar hangar e Falcão 13 está perto de atuar em Umuarama

Helicóptero Falcão 13, da Polícia Militar do Paraná, que deve reforçar as operações aéreas de segurança pública na região de Umuarama (Danilo Martins/OBemdito)
Secretário deve avaliar hangar e Falcão 13 está perto de atuar em Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 11 de março de 2026 às 19h37 - Modificado em 12 de março de 2026 às 10h48

A movimentação registrada nesta quarta-feira (11) no Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho, em Umuarama, que foi destaque no OBemdito, evidenciou a importância da estrutura aeroportuária para o desenvolvimento regional.

E, nos bastidores da visita do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, desta quinta (12), a Expo Umuarama 2026, outra pauta estratégica também ganha força com o avanço das adequações do hangar que deverá abrigar o helicóptero Falcão 13 na cidade.

A reportagem apurou com fontes ligadas ao Governo do Estado que o secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, deve aproveitar a agenda em Umuarama para avaliar o andamento das obras de adaptação do espaço no aeroporto.

A expectativa, segundo a mesma fonte, é que a estrutura esteja próxima de ser inaugurada, abrindo caminho para o início das operações da aeronave na região.

O helicóptero Falcão 13, adquirido pelo Governo do Paraná, reforça as ações de policiamento, apoio aéreo e operações de resgate no Noroeste do estado.

A aeronave faz parte do Projeto Falcão, programa que modernizou a frota do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) com equipamentos de última geração voltados à segurança pública.

De acordo com a Polícia Militar do Paraná, o Falcão 13 já apoia missões na região, ampliando a capacidade de resposta em situações de emergência, operações policiais e combate ao crime organizado.

Por questões de segurança, o local exato onde o helicóptero permanece quando não está em operação e detalhes técnicos da estrutura não são divulgados.

Atualmente não há um piloto fixo designado para a aeronave em Umuarama. As operações são realizadas por oficiais do BPMOA habilitados para pilotar toda a frota do batalhão.

A manutenção e o custeio seguem a programação financeira da corporação, com repasses garantidos anualmente pelo Governo do Estado para assegurar a operação e a atualização dos equipamentos.

Leia também: Movimento aéreo reforça importância do aeroporto antes da Expo Umuarama; vídeo

Estrutura que ganha protagonismo

O debate sobre a ampliação das operações aéreas ocorre justamente em um momento em que o aeroporto demonstra sua relevância prática para a cidade e para toda a região.

Às vésperas da abertura da 51ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama / 24ª Internacional, diferentes aeronaves utilizaram o terminal ao longo desta quarta-feira, demonstrando como a estrutura se tornou estratégica para eventos de grande porte e para a atração de investimentos.

Entre os pousos do dia esteve a aeronave da rede varejista Havan, que trouxe a comitiva administrativa da empresa para a chamada “Viagem Solução”, projeto voltado a ouvir colaboradores das filiais e discutir estratégias de gestão.

Também desembarcou em Umuarama uma aeronave do Governo do Paraná, trazendo integrantes da Casa Militar e o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil, em agenda na região.

Coincidentemente, outro jato de grande porte também utilizou a pista do aeroporto transportando representantes de uma empresa do setor farmacêutico, que vieram à cidade para avaliar oportunidades de negócios.

A movimentação incluiu ainda o voo comercial da Azul Conecta, que aterrissou pela manhã vindo de Curitiba. A operação regular ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras e reforça a ligação aérea entre Umuarama e a capital paranaense.

Ampliação da frota aérea da segurança

A chegada do Falcão 13 integra o maior pacote de modernização da frota aérea da segurança pública do Paraná. O investimento total é de R$ 49,3 milhões para aquisição de cinco novas aeronaves

O BPMOA, criado em 2013 e anteriormente conhecido como GRAER, atua em missões de policiamento, transporte aeromédico, salvamentos, apoio a unidades especializadas e fiscalização ambiental, em cooperação com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e outros órgãos.

Segundo o secretário Hudson Leôncio Teixeira, as novas aeronaves ampliam a capacidade operacional das forças de segurança. “Essas aeronaves já saem prontas para operação e vão apoiar desde salvamentos de alta complexidade até ações em áreas remotas, trazendo mais agilidade e segurança às equipes”, afirmou.

Com a possibilidade de abrigar uma base aérea permanente, o Aeroporto de Umuarama reforça seu papel estratégico não apenas para a economia e grandes eventos, mas também para a segurança pública de todo o Noroeste do Paraná.

Governador Ratinho Junior observa aeronave adquirida recentemente pelo Governo do Paraná para reforçar as operações de segurança pública no estado (Foto AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.