Alex Nascimento Publisher do OBemdito

Iaitea promove momento especial de valorização das profissionais

Foto: Assessoria PMU
Iaitea promove momento especial de valorização das profissionais
Alex Nascimento - OBemdito
Publicado em 12 de março de 2026 às 11h35 - Modificado em 12 de março de 2026 às 11h35

O Instituto de Atendimento ao Indivíduo com Transtorno do Espectro Autista promoveu uma programação especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

A atividade teve como foco o cuidado, a valorização e o reconhecimento das profissionais que atuam na instituição.

O quadro de colaboradores do instituto é formado majoritariamente por mulheres. Atualmente, 70 profissionais integram a equipe responsável pelo atendimento terapêutico e acompanhamento diário dos pacientes.

Essas profissionais também acompanham de perto as famílias das crianças e adolescentes atendidos pelo instituto. Segundo a secretária municipal da Saúde, Lisbeth Scanavaca, o trabalho desenvolvido pela equipe é essencial para os resultados obtidos no atendimento.

“São essas profissionais que, com dedicação, sensibilidade e compromisso técnico, conduzem grande parte das intervenções e contribuem diretamente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das crianças e adolescentes atendidos”, afirmou.

Atividades de integração e bem-estar

A programação foi organizada pelas próprias profissionais da instituição. Elas mobilizaram colegas e buscaram apoio de outras profissionais que participaram de forma voluntária.

O objetivo foi proporcionar um momento de integração, bem-estar e valorização entre as colaboradoras. As atividades começaram com uma prática de yoga conduzida voluntariamente pela professora Vânia Barbosa, da Clínica Ellen Fisio.

A atividade proporcionou momentos de relaxamento, alongamento e conexão entre as participantes.

Reflexão sobre saúde emocional

Após a atividade física, as participantes participaram de um café da manhã coletivo. O momento permitiu troca de experiências e fortalecimento do convívio entre as profissionais.

Na sequência, a psicóloga Patrícia Fabi conduziu uma conversa sobre saúde emocional, autocuidado e valorização da mulher. Durante o encontro, as participantes refletiram sobre a importância de cuidar de si mesmas diante das responsabilidades profissionais e pessoais.

Atendimento a pacientes com autismo

O prefeito Fernando Scanavaca também comentou a iniciativa e destacou os resultados alcançados pelo instituto no atendimento aos pacientes. Atualmente, cerca de 250 pessoas de diferentes idades recebem acompanhamento especializado no local.

“Os avanços são visíveis e logo ampliaremos o número de vagas, para proporcionar essa evolução a mais pacientes”, afirmou.

Reconhecimento do trabalho das profissionais

Para a coordenadora do instituto, Dayse André, iniciativas como essa reforçam a importância de valorizar equipes formadas majoritariamente por mulheres.

Segundo ela, muitas dessas profissionais dedicam o trabalho diário ao cuidado e desenvolvimento de outras pessoas.

“A iniciativa reforça a importância de momentos como esse dentro das instituições, especialmente em equipes compostas majoritariamente por mulheres que dedicam seu trabalho diário ao cuidado e ao desenvolvimento de outras pessoas”, avaliou.

Ela acrescentou que o encontro representou mais do que uma celebração. Para a coordenadora, a atividade simbolizou reconhecimento e fortalecimento das profissionais que constroem o trabalho diário do Iaitea.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.