Alex Nascimento Publisher do OBemdito

Umuarama prepara Jogos Intersociedades para movimentar clubes e associações

Foto: Assessoria PMU
Umuarama prepara Jogos Intersociedades para movimentar clubes e associações
Alex Nascimento - OBemdito
Publicado em 11 de março de 2026 às 18h10 - Modificado em 11 de março de 2026 às 18h10

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer prepara a realização dos Jogos de Inverno Intersociedades de Umuarama 2026. O evento pretende reunir clubes e associações do município em diversas modalidades esportivas.

Para iniciar a organização da competição, a secretaria promove nesta quarta-feira, 11, uma reunião preliminar com representantes das entidades participantes.

O encontro ocorrerá no Umuarama Country Club, a partir das 19h. Na ocasião, a organização apresentará o regulamento técnico da competição, com os formatos das disputas e as modalidades disponíveis.

Incentivo ao esporte e à integração

Segundo a Secretaria de Esportes, os Jogos Intersociedades têm como objetivo incentivar a prática de atividades esportivas e de lazer entre associados de clubes e entidades locais.

A competição também busca promover integração social, cultural e esportiva entre os participantes.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Gentil Soares de Lima, a iniciativa reforça o papel das instituições no incentivo ao esporte.

“Também queremos oferecer a prática esportiva e de lazer como direito de todos, reforçando o papel do município e das entidades de prática esportiva e de lazer como fomentadores de ações voltadas a saúde e bem-estar da comunidade”, afirmou.

Modalidades previstas

A competição deve reunir diversas modalidades esportivas e recreativas. Entre elas estão futebol society em três categorias, futsal em três categorias, basquetebol, handebol e voleibol em duas categorias.

Também estão previstas disputas de beach tênis em duas categorias, futvôlei em duas categorias, tênis de mesa, tênis de campo em duas categorias, bocha, canastra e truco.

A organização pretende ampliar a participação de associados e incentivar a prática esportiva entre diferentes faixas etárias.

Movimentação durante o inverno

Os Jogos Intersociedades estão programados para ocorrer durante os meses de junho e julho, período do inverno.

A intenção da Secretaria de Esportes é movimentar clubes sociais e associações recreativas de Umuarama nesse período.

A expectativa é promover intensa participação dos associados, além de estimular o intercâmbio entre diferentes entidades do município.

Participação das entidades

Representantes de diversos clubes e associações já confirmaram presença na reunião preliminar. Entre eles estão integrantes do Umuarama Country Club e do Harmonia.

Também devem participar representantes das associações Aceu, AABB, Sanepar, Copel e do antigo Banestado.

O secretário Gentil Soares de Lima destacou que outras entidades também podem participar do encontro preparatório.

“As demais entidades se sintam convidadas a participar desta reunião, mesmo que não tenham confirmado. Receberemos a todos para debater e preparar um dos mais importantes eventos esportivos de Umuarama”, afirmou.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.