Colunistas

Como proteger os dados de gestão e logística de uma empresa

Como proteger os dados de gestão e logística de uma empresa
Legare Filho
OBemdito
20 de novembro de 2021 14h31

A tecnologia e a internet mudaram a forma como as empresas guardavam informações e as utilizavam no cotidiano. Os benefícios dessa nova forma de gerir o conteúdo são inúmeros, mas também exigem maior cuidado, a fim de evitar a perda ou vazamento dessas informações. 

Não é nenhuma novidade que as empresas estejam utilizando computadores para armazenar os dados importantes. Além da tecnologia permitir um acesso facilitado ao conteúdo catalogado, também colabora para que o mesmo seja compartilhado entre outros computadores associados.

O processo de partilha de informações acontece por meio da criação de uma rede privada, que, ao mesmo tempo em que libera o material para toda a empresa, o mantém a salvo de interferências e acessos externos. 

A maneira mais conhecida de garantir essa logística é por meio de VPNs, ou seja, redes privadas virtuais. Uma VPN fornece a conexão segura, protegendo dados e a privacidade dos usuários. O processo de geração de uma rede privada é simples, sendo possível baixar VPN para Chrome. Antes de decidir por uma plataforma que ofereça uma conexão segura, é importante avaliar o que elas oferecem, para se certificar de que seus dados realmente estejam protegidos.

Isso porque nem todas as empresas que oferecem VPN entregam um serviço seguro o suficiente para ser utilizado por um estabelecimento comercial. A rede privada deve conectar os computadores da empresa, permitindo que todos os funcionários possam acessar o conteúdo, no entanto, ela deve garantir que nenhum desconhecido consiga detectá-la, alterando ou apagando as informações armazenadas. 

VPN e Chrome

Com a Private Internet Access (PIA VPN) é possível ter o recurso em seu navegador Chrome, assegurando sua privacidade online. A configuração da extensão para Chrome é muito fácil. Assim que a assinatura do serviço é realizada, o usuário receberá no e-mail as credenciais para liberação do programa.

Em seguida, o PIA VPN é instalado em seu navegador. O cliente só precisará realizar o login em sua conta e ativar a extensão para Chrome e o PIA VPN começará a funcionar. Uma informação a se destacar é que o serviço fornece o reembolso de 30 dias ao usuário, caso ele não fique satisfeito com o programa. 

A empresa de rede privada não registra ou armazena seus dados, evitando o temido vazamento de informações dos clientes. Além dos protocolos VPN, a PIA ainda utiliza padrões de criptografia avançados e seguros, como o WireGuard. A conexão não perderá velocidade, uma vez que a plataforma oferece largura de banda ilimitada. A rede privada bloqueia anúncios, malwares e mantém o anonimato dos usuários na internet, impedindo que os mesmos sejam rastreados. 

Saiba mais sobre PIA VPN

A PIA VPN está há mais de 10 anos no mercado e dispõe de suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, solucionando dúvidas ou problemas dos clientes. São 78 países desfrutando dos serviços prestados pela marca, somando mais de 15 milhões de assinantes.

Com uma única assinatura é possível garantir a segurança de até 10 dispositivos, o que se torna um ponto bastante atrativo para se certificar de uma conexão privada entre os computadores de uma empresa, sem que isso acarrete um gasto exagerado. A plataforma funciona em aparelhos Windows, MacOS, Linux, Android, Android TV, iOS e em roteadores

Os planos de assinatura possuem valores convidativos e frequentemente a PIA VPN oferece promoções. Uma assinatura anual pode sair por menos de R$ 18 a mensalidade, totalizando pouco mais de R$210 o valor do pacote. A plataforma conta com recursos premium, como o antivírus com proteção em tempo real contra malwares e verificação rápida personalizável.

Outra funcionalidade é o uso de um endereço IP dedicado, que evita lotações de servidores e acrescenta ainda mais segurança e privacidade em sua conexão. A PIA VPN conta com pagamento anônimo, ou seja, ao realizar compras online pode-se recorrer a vale-presentes ou criptomoedas, ao invés de inserir dados pessoais.

O recurso também garante que suas informações estejam a salvo de potenciais hackers. Seu e-mail não é esquecido em meio a todo o protocolo de segurança. É fácil verificar, sempre que desejar, se seu correio eletrônico foi afetado por alguma violação de segurança. 

Em meio à globalização do uso da internet e do compartilhamento de informações entre diferentes aparelhos de uma mesma empresa, é imprescindível garantir que os dados estejam a salvo de ataques virtuais. O uso de redes privadas, com conexões seguras, torna-se uma ferramenta necessária para o funcionamento pleno da logística de um estabelecimento.

Sem uma VPN, todo o conteúdo armazenado em uma base de dados pode sofrer com vazamento ou mesmo ser perdido permanentemente.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.