Prefeitura de Umuarama recupera galerias pluviais danificadas na avenida Olinda
A Secretaria de Obras da Prefeitura de Umuarama está finalizando nesta semana a reconstrução de um emissário de galerias pluviais. A tubulação não suportou o grande volume de água nas chuvas de janeiro e acabou sendo danificado pelas enxurradas. A queda do emissário causou um foco de erosão que estava avançando em direção à avenida Olinda, na altura do final da rua Camboriú.
Uma empresa que presta serviços para o município iniciou o trabalho há cerca de 15 dias. A Prefeitura contratou a empresa para a realização do trabalho.
Após a preparação do terreno, os funcionários da empresa instalaram dois ramais de tubulação com grande capacidade de escoamento. Eles ligam a captação de água das chuvas na avenida até o ponto de descarte próximo a uma nascente, o interior de uma mata existente no local.
Também foi necessário reconstruir a boca de lobo, implantar um poço de visita com desnível (para queda d’água) e um dissipador de energia na saída da água, explicou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, engenheiro Renato Caobianco dos Santos. Por fim, foi realizada a recomposição do aterro.

O prefeito Fernando Scanavaca reforçou que é importante manter o sistema de drenagem pluvial em boas condições para garantir o escoamento da água das chuvas e evitar danos, como erosão e estragos nas ruas e calçadas.
“Precisamos ter um cuidado especial com as galerias e bocas de lobo. O entupimento causa alagamentos e a falta de manutenção, por outro lado, pode criar focos de erosão e comprometer a mobilidade nas nossas vias públicas. Por isso, a Secretaria de Obras está sempre atenta ao funcionamento das nossas galerias”, afirmou.







