Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Justiça suspende pesquisa eleitoral para governador e senador no Paraná

Justiça suspende pesquisa eleitoral da Paraná Pesquisas para governador e senador
Foto ilustrativa: TRE
Justiça suspende pesquisa eleitoral para governador e senador no Paraná
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 5 de março de 2026 às 16h57 - Modificado em 5 de março de 2026 às 16h57

A Justiça Eleitoral do Paraná suspendeu pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas sobre a disputa pelo governo do estado e pelo Senado. A decisão liminar foi tomada na manhã desta quinta-feira (5).

A medida foi assinada pela desembargadora eleitoral Sandra Bauermann, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, após impugnação apresentada pelo Partido Socialista Brasileiro.

Na decisão, a magistrada apontou que a pesquisa associava alguns pré-candidatos a apoiadores políticos, como “Requião Filho com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, “Fernando Giacobo com apoio de Jair Bolsonaro” e “Guto Silva com apoio do governador Ratinho Junior”. Segundo a relatora, essa forma de apresentação poderia quebrar a isonomia entre os participantes e induzir o eleitor.

O PSB também argumentou que o pré-candidato do partido, Luiz França, não aparecia nas simulações de segundo turno da pesquisa. Em todos os cenários apresentados, o nome de Sergio Moro era incluído, mas não havia comparações entre Moro e o candidato do PSB.

A desembargadora considerou que essa desigualdade poderia levar o eleitor a escolher necessariamente Moro em um eventual segundo turno, já que o senador aparecia em todas as simulações.

Outros dois argumentos apresentados pelo partido não foram aceitos pela Justiça Eleitoral. Um deles questionava o sistema de auditoria do instituto, que previa verificação de 30% dos questionários aplicados. O tribunal entendeu que não existe percentual obrigatório, desde que o método seja informado.

Também foi rejeitada a alegação de distorção na ponderação da faixa etária dos entrevistados. A magistrada avaliou que as variações em relação aos dados do Tribunal Superior Eleitoral não seriam suficientes para comprometer o resultado.

Com a decisão, a Justiça impede a divulgação dos resultados do levantamento. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 10 mil.

O instituto Paraná Pesquisas e o Partido Liberal têm prazo de dois dias para apresentar contestação. Depois disso, a Procuradoria Regional Eleitoral deverá emitir parecer em um dia.

O instituto informou que pretende recorrer da decisão.

(Com informações Banda B)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.