Grupo organiza passeata para expor casos de negligências médicas em Umuarama; vídeo
Uma mobilização marcada para o próximo domingo (1º), às 9h30, deve reunir moradores de Umuarama em um ato público que pede investigação e mais rigor na apuração de atendimentos médicos no município.
A iniciativa é do recém-criado Grupo pelas Crianças de Nossa Cidade, formado por meio de um aplicativo de mensagens na última terça-feira (24) e que, em poucos dias, já reúne quase 800 participantes.
O grupo nasceu com a proposta de dar voz a famílias que relatam suspeitas de erros, descasos ou atendimentos médicos considerados inadequados na rede pública local, situações que, segundo integrantes, em alguns casos teriam resultado em mortes.
A primeira ação organizada pelo coletivo será a passeata pedindo investigação sobre a morte do menino Enzo Costa da Silva, de 12 anos, e, também, de outras pessoas que teriam sido vítimas de negligência médica.
Comoção e apuração
Enzo morreu no último domingo (22), após complicações decorrentes de apendicite aguda com ruptura. O caso gerou forte comoção na cidade e ampla repercussão nas redes sociais. Antes da internação hospitalar, o adolescente havia recebido atendimento no Pronto Atendimento Municipal (PAM 24h).
Em nota divulgada na quarta-feira (25), a Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde determinou, na segunda-feira (23), a abertura de sindicância para avaliar a conduta médica no atendimento prestado ao menino.
Segundo o comunicado, também foi decidido pelo afastamento preventivo da profissional médica envolvida no caso, por tempo indeterminado, até a conclusão das investigações. A administração municipal ressaltou que a medida é cautelar, enquanto os fatos são analisados oficialmente.
Caminhada até o PA
A concentração da passeata está marcada para as 9h30, na Praça Santos Dumont. De lá, os participantes seguirão em caminhada até o Pronto Atendimento Municipal, localizado na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, 786.
Uma das organizadoras do movimento, Larissa Hennydth, afirma que a mobilização busca chamar a atenção para a necessidade de melhorias no atendimento à população.
“Nossa luta é por atendimento mais justo e digno. Muitos diagnósticos supostamente errados são passados no PA e podem ter tirado a vida de muitas pessoas”, declarou.
O grupo tem recebido diversos relatos nos últimos dias, que devem embasar futuras ações do coletivo. A expectativa é que a passeata ocorra de forma pacífica e reúna famílias, amigos e moradores sensibilizados com os casos.
Para a mobilização, participantes também prepararam cartazes com relatos de casos e cruzes simbólicas, que serão levados durante a caminhada como forma de representar vidas que, segundo os organizadores, foram marcadas por atendimentos considerados inadequados.
“Além dos cartazes, faixas e cruzes brancas, teremos um ato com balões brancos que serão soltos em frente ao Pronto Atendimento Municipal”, revelou a organizadora.
A intenção é dar visibilidade às histórias compartilhadas no grupo e reforçar o pedido por apuração e melhorias no serviço de saúde.
“Será lindo e, ao mesmo tempo, pesado. Participará a família de todas as pessoas que estarão nos cartazes, cada uma levará o do seu ente. São muitas vidas que se foram e que podiam estar aqui ainda”, concluiu Larissa.





