Restos mortais de São Francisco de Assis são expostos ao público pela primeira vez
Pela primeira vez, os restos mortais de São Francisco de Assis estão expostos ao público em Assis, na Itália. A exibição ocorre na Basílica de São Francisco de Assis a partir deste domingo (22) e segue até 22 março.
A mostra integra as celebrações pelos 800 anos da morte do santo. Por isso, a organização estima receber quase 400 mil visitantes no período.
Exposição inédita ao público
O esqueleto está identificado pela inscrição em latim “Corpus Sancti Francisci”. Além disso, ele permanece diante do altar da igreja inferior da basílica.
Segundo o frei Giulio Cesareo, diretor de comunicação do convento, a iniciativa busca oferecer um momento de contemplação. Assim, fiéis e visitantes podem rezar diante dos ossos do santo, que morreu em 3 de outubro de 1226.
História do túmulo
Francisco fundou a Ordem dos Franciscanos e teve o corpo transferido para a basílica em 1230. No entanto, escavações discretas só localizaram o túmulo em 1818.
Os religiosos exibiram os restos mortais apenas uma vez antes. Em 1978, a mostra ocorreu por um único dia e para um grupo restrito.
Estrutura de segurança e visitação
Agora, o esqueleto repousa sobre um pano de seda branco. Além disso, uma vitrine de plexiglas selada protege os ossos. Um relicário de vidro blindado cobre a estrutura. Ao mesmo tempo, câmeras monitoram o local 24 horas por dia.
As reservas já se aproximam de 400 mil pessoas. A maioria dos visitantes é italiana, embora haja peregrinos do Brasil, dos Estados Unidos e da África.
Em anos anteriores, a basílica recebia cerca de mil pessoas por dia durante a semana nesse mesmo período. Portanto, a expectativa atual representa aumento significativo no fluxo de visitantes.
Leia também: Frei José Aparecido Tosta toma posse como novo pároco da Paróquia São Francisco de Assis
Fonte: Vatican News





