Alex Nascimento Publisher do OBemdito

Cmdca divulga classificação preliminar de projetos sociais para crianças e adolescentes

Cmdca 1
Foto: Prefeitura de Umuarama
Cmdca divulga classificação preliminar de projetos sociais para crianças e adolescentes
Alex Nascimento - OBemdito
Publicado em 11 de fevereiro de 2026 às 16h50 - Modificado em 11 de fevereiro de 2026 às 16h51

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Umuarama divulgou a classificação preliminar do chamamento público 01/2025. O edital seleciona Organizações da Sociedade Civil para executar projetos sociais no município. A iniciativa foca a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

A sessão pública de abertura das propostas ocorreu no último dia 3. O encontro foi realizado na Secretaria Executiva dos Conselhos. Além disso, representantes de diversas entidades acompanharam os trabalhos.

Participaram Centro Infantil Menino Deus, Camur e Assistência Social Lar Betel. Também estiveram presentes Associação de Futebol Tigrão, Bem Viver e Gerar. Além disso, compareceu a Associação Colorindo o Futuro de Umuarama.

Cmdca 2

A comissão de seleção conduziu a análise técnica das propostas. O grupo foi formado por representantes do poder público e da sociedade civil. Entre eles, esteve a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Ribeiro Vicente Bertoco.

Após a avaliação, a comissão classificou as entidades conforme critérios do edital. Além disso, desclassificou organizações com nota inferior a 10 pontos. A medida seguiu o item 6.4.2.2.1 do chamamento público.

Investimento social

O prefeito Fernando Scanavaca afirmou que o edital supera a formalidade administrativa. “Esse processo se constitui uma ferramenta estratégica de investimento social, que valoriza o trabalho das Organizações da Sociedade Civil e fortalece as políticas públicas no município”, disse.

Além disso, o prefeito destacou o alcance da iniciativa. “Ele aproxima os recursos públicos das entidades que prestam atendimento direto à população de cada setor, aumentando o alcance das ações da assistência social”, completou.

A secretária Maria Luisa Bertoco também defendeu o modelo. “O chamamento público assegura que os recursos sejam destinados de forma responsável, técnica e democrática, priorizando projetos que efetivamente contribuam para a promoção, proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes de Umuarama”, afirmou.

O prazo para interposição de recursos vai de 12 a 20 de fevereiro. O cronograma oficial estabelece as datas. Além disso, a classificação completa está disponível no site da Prefeitura de Umuarama.

Na lista preliminar, nove entidades alcançaram 20 pontos. Entre elas estão Aram, Apae, Assebe, Apadevi e Casa da Paz. Também aparecem Associação Rebelatto, Bem Viver, AMA e Gerar.

Outras organizações receberam pontuação entre 18 e 10 pontos. Por outro lado, a Associação Vida e Solidariedade do Parque Industrial obteve nota zero. Portanto, ficou fora da classificação.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.