Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Comércio de Umuarama poderá funcionar no período de Carnaval, informa Aciu

Comércio de Umuarama tem autorização para funcionar no período de Carnaval, informa Aciu
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Comércio de Umuarama poderá funcionar no período de Carnaval, informa Aciu
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 10 de fevereiro de 2026 às 07h51 - Modificado em 14 de fevereiro de 2026 às 13h47

O comércio de Umuarama teve autorização para funcionar durante o período de Carnaval, conforme informou a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), com horários definidos em convenções coletivas.

De acordo com a Aciu, no sábado (14), as lojas do centro abriram das 9h às 17h. Já na segunda-feira (16) e na terça-feira (17), o atendimento ao público foi permitido, seguindo acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista e o Sindicato dos Empregados no Comércio.

A presidente da entidade, Carla Frasquette, destacou que a abertura dos estabelecimentos foi facultativa. Segundo ela, embora muitos segmentos optem por uma pausa prolongada, o Carnaval não é considerado feriado em Umuarama, o que permite o funcionamento do comércio, desde que sejam respeitados os direitos trabalhistas e a legislação vigente.

Na Quarta-feira de Cinzas, bancos e serviços públicos retomaram os atendimentos a partir do meio-dia. Para o comércio, o funcionamento seguiu o horário normal.

No shopping da cidade, as lojas mantiveram os horários habituais, com atendimento das 10h às 22h de segunda a sábado e das 14h às 20h aos domingos. A praça de alimentação funcionou diariamente das 11h às 23h. Supermercados e farmácias também seguiram com atendimento ao público, podendo adotar horários diferenciados.

Leia também: Terça-feira começa com 213 vagas na Agência do Trabalhador de Umuarama

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.