Foto: Reprodução Polícia Civil
O piloto da companhia aérea Latam Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, foi preso temporariamente na manhã desta segunda-feira, 9 de fevereiro. A prisão ocorreu no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, durante procedimentos de embarque.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a polícia suspeita que o piloto integre uma “rede criminosa estruturada voltada à exploração sexual de crianças e adolescentes”. A investigação classifica o caso como de alta gravidade.
A prisão ocorreu no âmbito da Operação Apertem os Cintos. A ação é conduzida pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia. Além disso, a polícia executou a medida dentro de uma aeronave.
No momento da abordagem, o piloto se preparava para um voo com destino ao Rio de Janeiro. Assim, os agentes realizaram a prisão antes da decolagem. A ação não provocou impacto na segurança do aeroporto.
De acordo com a investigação, o inquérito apura diversos crimes. Entre eles estão estupro de vulnerável e estupro. Além disso, a polícia investiga favorecimento da prostituição e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Ainda segundo a apuração, há suspeitas de uso de documento falso. Também constam crimes relacionados à produção, armazenamento e compartilhamento de pornografia infantojuvenil. O inquérito inclui ainda stalking, aliciamento de crianças e coação no curso do processo.
As autoridades apontam um contexto de extrema gravidade. Segundo os investigadores, o caso envolve abuso de vulnerabilidade e reiteração delitiva. Além disso, há indícios de violação grave da dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Até o momento, ao menos três vítimas menores de idade foram identificadas. Duas tinham 11 e 12 anos na época dos fatos. A terceira vítima tinha 15 anos, conforme informou a polícia.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, todas as vítimas teriam sido submetidas a situações graves de abuso e exploração sexual. A investigação segue em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e vítimas.
Além da prisão do piloto, a operação desta segunda-feira cumpriu outros mandados judiciais. A polícia executou mais um mandado de prisão temporária. Também cumpriu oito mandados de busca e apreensão.
As ordens judiciais atingiram quatro investigados. As ações ocorreram em endereços localizados na capital paulista e no município de Guararema, na Grande São Paulo. O material apreendido passará por análise pericial.
Por fim, a Polícia Civil informou que novas diligências não estão descartadas. Assim, a operação pode ter novos desdobramentos nos próximos dias. O caso segue sob sigilo judicial.
Com informações: Metrópoles
Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…
Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniu para…
Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…
Acidente aconteceu no Jardim Veneza e envolveu um Ford Fiesta e duas motocicletas Honda CG…
Vítima contou à Polícia Militar que estava na rua quando um homem se aproximou em…
A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…
Este site utiliza cookies
Saiba mais