Helicóptero Falcão 12, da Polícia Militar do Paraná, que atuava na Base Oeste e atendia ocorrências em Umuarama e região (Foto Reprodução/CGN)
Uma operação da Polícia Militar do Paraná (PMPR) terminou em confronto armado, duas mortes e no pouso de emergência de um helicóptero da corporação, na tarde desta quinta-feira (5), no município de Matelândia, no oeste do Estado. Nenhum policial ficou ferido, tanto na ação em solo quanto na ocorrência envolvendo a aeronave.
De acordo com nota oficial divulgada pela PMPR, o helicóptero Falcão 12, pertencente à Base Oeste da corporação e que já atuava regularmente na região, inclusive com operações destinadas ao atendimento de cidades como Umuarama, prestava apoio aéreo a uma ocorrência de acompanhamento tático a dois indivíduos em fuga.
Durante a operação, a aeronave precisou realizar um pouso de emergência nas proximidades do município. Os três tripulantes não sofreram ferimentos, sendo registrados apenas danos materiais.
O confronto em solo ocorreu após os suspeitos desobedecerem a uma ordem de parada emitida pelas equipes policiais. A situação evoluiu para troca de tiros, resultando na morte dos dois homens ainda no local. Nenhum policial que participava da ação em terra foi atingido.
Após o confronto, as equipes intensificaram as buscas na região e localizaram uma grande quantidade de material ilícito. Segundo a Polícia Militar, aproximadamente três toneladas da carga foram apreendidas e encaminhadas para os procedimentos legais cabíveis. O tipo de material e a origem da carga ainda serão detalhados pelas autoridades responsáveis.
A PMPR informou que as circunstâncias do pouso de emergência do helicóptero serão devidamente apuradas, seguindo os protocolos administrativos e operacionais. As comunicações às autoridades aeronáuticas e aos órgãos competentes para a investigação já foram formalizadas.
A corporação destacou ainda que o oeste do Paraná é considerado uma área estratégica no combate a crimes transfronteiriços, devido à proximidade com a fronteira, o que demanda operações frequentes com apoio aéreo e integração entre diferentes forças de segurança. Um posicionamento mais detalhado sobre a operação deverá ser divulgado após a conclusão dos levantamentos técnicos e investigativos.
Nota da PMPR
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) informa que, na tarde desta quinta-feira (5), o helicóptero Falcão 12, que atua na Base Oeste do Estado, encontrava-se em apoio a uma ocorrência policial nas proximidades do município de Matelândia, onde ocorria um acompanhamento tático a dois indivíduos em fuga, quando foi realizado um pouso de emergência.
Os três tripulantes não se machucaram, restando apenas danos materiais na aeronave.
As circunstâncias do acidente serão devidamente apuradas, e as medidas administrativas e operacionais, bem como as comunicações às autoridades aeronáuticas e aos órgãos responsáveis pela investigação, já foram adotadas, conforme os protocolos previstos.
Curitiba, 05 de fevereiro de 2026.
(Com informaçõs da CGN)
A licença do vereador Ademir Leite da Silva (PL), conhecido como Ademir Cabeção, expirou na…
Um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta terça-feira (7) deixou um homem morto…
Prefeitos da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) se reuniram nesta terça-feira com o…
Polícia Civil afirma que homem encontrado morto em represa de Mariluz não apresentava sinais aparentes…
Caminhão com placas de Umuarama tombou na PR-473, em Nova Laranjeiras. Segundo a PMRv, parte…
Inscrições do Prouni 2026 para o segundo semestre começaram nesta terça-feira (7). Confira quem pode…
Este site utiliza cookies
Saiba mais