Brasil

Anvisa e MPF formam acordo para intensificar combate ao comércio de cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo com o objetivo de intensificar ações de fiscalização e fortalecer o enfrentamento ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes.

Em nota, a Anvisa informou que o acordo visa garantir o cumprimento da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 855/2024, que proíbe a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de cigarros eletrônicos em território nacional.

“A ideia é unir a expertise técnica da Anvisa ao poder de atuação jurídica do MPF”, destacou a agência no comunicado.

O acordo terá vigência inicial de cinco anos, com reuniões periódicas entre as equipes responsáveis. Não há previsão de transferência de recursos entre as partes.

Entenda

Entre as medidas previstas no acordo está o compartilhamento sistemático de informações técnicas e de dados sobre fiscalizações realizadas em ambientes físicos e virtuais.

Caberá à Anvisa fornecer subsídios técnicos e informações sobre as ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, enquanto o MPF fará a apuração das infrações identificadas e a articulação com outros órgãos de controle.

A parceria prevê ainda o desenvolvimento de ações de comunicação e sensibilização sobre riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos como parte de estratégias de proteção à saúde pública.

Agência Brasil

Recent Posts

Umuarama: Mulher descumpre medida protetiva, invade casa da ex e furta celular

A Polícia Militar (PM) registrou um caso de descumprimento de medida protetiva e furto no…

2 horas ago

Comerciante chega para trabalhar e percebe que açougue foi arrombado e alvo de furto

A Polícia Militar (PM) atendeu a uma ocorrência de furto qualificado em um açougue no…

3 horas ago

EDITORIAL: Quando a política em Umuarama flerta com o esgoto, quem ganha são as fezes

A campanha eleitoral começou a pegar fogo em Umuarama. E não é fogo amigo. Às…

3 horas ago

Afonso Padilha apresenta seu novo show de humor em Umuarama no dia 30

Um dos grandes nomes da nova geração da comédia brasileira, Afonso Padilha construiu uma carreira…

3 horas ago

Pesquisa RealTime mostra Sandro Alex mais perto de Moro para o governo do Paraná

Pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta sexta-feira (2) mostra Sergio Moro (PL) com 37% das…

3 horas ago

Deputado paranaense do PL é alvo de operação da Polícia Federal

O deputado estadual do Paraná, Mauro Moraes (PL) tornou-se alvo de uma operação de busca…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais