Paraná

Obras no contorno viário de Palotina entram na reta final; entrega deve ocorrer em março

A construção do contorno viário de Palotina, no Oeste do Estado, está em processo de finalização, com índice de 91%. Os trabalhos estão concentrados nos segmentos de pavimentação, drenagem, concretagem e sinalização. Dos 15,2 quilômetros de extensão da PR-975, que será constituída pelos três trechos do contorno, 14 quilômetros de pavimentação já estão concluídos. A parte mais complexa da obra, o viaduto sobre a PR-182, entrou na fase de concretagem no final de janeiro. A entrega deve acontecer em março.

Quando a pavimentação asfáltica da PR-975 for completamente liberada ao trânsito, a entrada e saída de veículos pesados se tornará mais ágil entre os municípios de Toledo, Terra Roxa, Francisco Alves e Assis Chateaubriand. Por ela vão circular cargas de frango e peixe vivos, rações, soja em grão, farelo, óleo de soja, carnes e funcionários do complexo agroindustrial da C.Vale. Aproximadamente 600 caminhões, carretas e ônibus deixarão de passar por dia pela área urbana de Palotina.

A construção do contorno viário foi retomada em 1º de agosto de 2024, depois de uma interrupção de 26 meses, após um acordo firmado pelo Governo do Paraná com a C.Vale. A construtora Castilho foi contratada pela empresa após a primeira empreiteira ter paralisado os trabalhos. O investimento é de R$ 170 milhões, liberados pela Secretaria da Fazenda à C.Vale.

Também na região Oeste, o Governo do Paraná anunciou há alguns dias um investimento de R$ 85 milhões para a construção do Eixão do Desenvolvimento, projeto há anos debatido em Toledo como solução para gargalos logísticos e de mobilidade urbana. A obra prevê a implantação de um novo eixo viário de aproximadamente oito quilômetros, ligando a BR-163 à região do Biopark, uma das principais áreas de expansão econômica do município.

Leia também: Maternidades no Paraná começam a usar novo medicamento contra vírus respiratório em bebês

Agência Estadual

Recent Posts

Bebê de 5 meses morre após atendimento de emergência em Umuarama

Um bebê de 5 meses morreu na manhã deste sábado (24), em Umuarama, após uma…

45 minutos ago

Umuarama capacita profissionais das UBS para identificar vírus que infectam células do sistema imunológico

Médicos e enfermeiros que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Umuarama recebem capacitação…

2 horas ago

Recifes de coral: a engenharia coletiva dos pequenos animais

Os recifes de coral são estruturas naturais formadas pelo crescimento de colônias de corais ao…

2 horas ago

Roda de conversa reúne colaboradoras do Norospar para falar sobre saúde da mulher

Colaboradoras de diferentes setores da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná - Hospital…

2 horas ago

Rebeca Andrade conquista o tricampeonato mundial no salto

Rebeca Andrade conquistou neste sábado (24) seu terceiro título mundial no salto sobre a mesa.…

2 horas ago

Como os tubarões mantêm dentes de reserva prontos para uso

Os dentes dos tubarões não formam uma única linha fixa na boca. Em vez disso,…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais