Whatsapp Image 2025 02 14 At 17.17.45 Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Anvisa proíbe comercialização de marca de fita para clareamento dental

Anvisa proíbe comercialização de marca de fita para clareamento dental
Foto: VM Global Trade
OBemdito
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 28 de janeiro de 2026 às 16h35 - Modificado em 28 de janeiro de 2026 às 16h35

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, importação, propaganda, transporte e uso da fita 9D White Teeth Whitening Strips, usada para clareamento dental. 

A determinação foi publicada na terça-feira (27) no Diário Oficial da União. Na resolução, a agência determina a apreensão de todos os lotes da fita.

Em nota, a Anvisa esclarece que o produto não está regularizado junto à agência e que a empresa responsável, a VM Global Trade, não possui autorização de funcionamento para atuar nessa área no Brasil.

Apesar de estar irregular, foi identificada a importação e comercialização da fita no país. O uso de produtos sem registro pode causar danos à saúde, alerta a agência reguladora. 

Sal grosso

Na terça-feira (27), Anvisa também determinou a interrupção imediata da venda, produção, distribuição, divulgação e uso do pó para decoração da marca Sugar Art, fabricado pela empresa Madi Comércio e Indústria de Artigos para Festas e Artesanatos Ltda.. A decisão também prevê o recolhimento do produto em todo o território nacional.

Segundo a agência, o pó contém componentes plásticos, o que o torna inadequado para consumo. Por esse motivo, foi classificado como impróprio para uso em alimentos.

Outro produto atingido pela medida é o Sal Grosso Iodado (Ervas Finas) da marca Globo, produzido pela Brasisal Alimentos Ltda.. Assim como o pó para decoração, ele teve a comercialização, distribuição e consumo suspensos, além da determinação de recolhimento.

No caso do sal, a Anvisa informou que a decisão se restringe ao lote 004/24, com validade até 30 de outubro de 2026. O lote foi reprovado em análise laboratorial realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro, que identificou irregularidade no teor de iodo.

Leia também: Regras para produção de cannabis no Brasil são discutidas pela Anvisa nesta quarta

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.