Foto: Prefeitura de Alto Piquiri
A Prefeitura de Alto Piquiri recebeu a visita técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, o IDR, para avaliar os danos causados pelo grande volume de chuvas registrado no município. A equipe realizou vistorias em diferentes pontos e confirmou prejuízos significativos, principalmente na zona rural, na última quinta-feira (22).
Durante a inspeção, os técnicos constataram áreas danificadas em estradas e acessos rurais. Segundo o levantamento preliminar, as chuvas comprometeram a trafegabilidade em diversos trechos, dificultando o deslocamento de moradores e o escoamento da produção agrícola.
Com base nesse diagnóstico, a prefeitura aguarda a liberação de recursos do Fundo Estadual para Calamidades Públicas, o Fecap. “Com esse levantamento técnico, estamos esperando a liberação dos recursos do Fecap para custear a manutenção das vias e a recuperação dos prejuízos provocados pelas chuvas”, informou a administração municipal.
Além disso, a reunião técnica teve como objetivo alinhar estratégias para acelerar o processo de recuperação das áreas afetadas. A prefeitura busca garantir condições mínimas de acesso às propriedades rurais, que sofreram impactos diretos com as fortes chuvas.
Estiveram presentes na vistoria e na reunião o coordenador da Defesa Civil, Welington, conhecido como Tony, o diretor operacional de estradas da Defesa Civil, Ademir, e o presidente da Defesa Civil e prefeito Giovane. A participação das autoridades locais reforçou a prioridade dada ao tema.
Também acompanharam os trabalhos Rodrigo Horst, João Victor Carvalho Brito, engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Seab, e Aires Fernandes dos Santos, engenheiro civil da mesma secretaria. Além deles, os engenheiros James e Bruno contribuíram com análises técnicas durante a avaliação em campo.
Segundo a prefeitura, a presença de profissionais de diferentes áreas permitiu uma análise mais precisa dos danos. Dessa forma, o município conseguiu reunir informações técnicas necessárias para fundamentar o pedido de recursos estaduais.
Enquanto isso, a administração municipal reforça que a recuperação das estradas rurais é fundamental para a economia local. Afinal, a zona rural concentra grande parte da produção agrícola de Alto Piquiri e depende de acessos em boas condições.
Além do impacto econômico, a situação também afeta o transporte escolar e o acesso a serviços básicos. Por isso, a prefeitura considera a liberação dos recursos como essencial para restabelecer a normalidade nas áreas atingidas.
A chuva que atingiu a região de Umuarama na tarde desta segunda-feira (31) veio acompanhada…
A corrida que reúne esporte, amizade e celebração em Umuarama carrega uma história que começou…
Decisão de Dias Toffoli também suspende repasses do fundo eleitoral ao candidato à Presidência; medida…
Perobal entrou em situação de emergência nesta segunda-feira (31), um dia depois de um forte…
Suspeito teria recebido carro carregado em Icaraíma e disse que ganharia R$ 3 mil para…
Umuarama está em áreas de dois alertas de temporais do Inmet e um da Defesa…
Este site utiliza cookies
Saiba mais