NFS-e passa a ter novo modelo e Umuarama mantém sistema próprio de emissão
Desde 1º de janeiro deste ano está em vigor o novo modelo da NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica), marcando o início de uma integração em âmbito nacional. A partir de agora, cada município pode escolher entre aderir diretamente ao sistema nacional ou continuar utilizando seu próprio sistema, desde que adequado ao novo padrão.
De acordo com a secretária da Fazenda, Andreia de Paula Guimarães, o município de Umuarama optou por manter o sistema próprio, o que traz conforto e conveniência aos seus usuários, visto que mudanças sempre exigem um período de adaptação.
Ainda assim o balanço das duas primeiras semanas é positivo, informou a secretária. “Já foram integradas pouco mais de 5 mil notas fiscais de serviços ao Ambiente Nacional nesse período, trazendo segurança aos prestadores de serviços domiciliados em nosso município”, afirmou.
Implantação do novo modelo da NFS-e será por etapas
Essa primeira etapa é de implantação do novo modelo da NFS-e, que não ocorre de forma instantânea. Praticamente todos os municípios do país estão passando pela mesma transformação. O próprio material técnico nacional reconhece que não há prazo único para todos. Por isso, a implementação ocorrerá por etapas.
“É importante destacar que a integração ocorre de forma concomitante em todo o país, inclusive entre os municípios que optaram por utilizar diretamente o emissor nacional. Esse cenário tem gerado, em alguns momentos, prazos para a transmissão das informações ao sistema nacional”, explicou Andreia.
Diante disso o município de Umuarama, em conjunto com a empresa responsável pela plataforma da NFS-e, vem atuando de forma contínua para agilizar os processos. O objetivo é tornar a transmissão e a integração cada vez mais imediata.
A NFS-e Nacional não é apenas uma mudança de plataforma. Ela representa uma nova lógica de integração entre municípios, contribuintes e órgãos públicos. É um processo em construção, que exige técnica, cooperação e tempo.
Em caso de dúvidas, empresas, contadores e cidadãos podem entrar em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Fazenda, no setor de ISSQN. O WhatsApp é (44) 3621-4122 e o telefone geral da Prefeitura é (44) 3621-4141, nos ramais 216 e 240.
Leia também: Secretaria de Educação esclarece dúvidas sobre o concurso para professores e o PSS.
(Informações: Assessoria PMU)





